12/07/2024

FORMAÇÃO

Servidores da Educação participam de Encontro de Boas Práticas, em Porto Velho

21 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de proporcionar aos fiscais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e das Coordenadorias Regionais de Educação de Rondônia (CREs) conhecimentos sobre as mais recentes alterações nas leis e regulamentos, o Governo de Rondônia iniciou o Encontro de Boas Práticas na Fiscalização de Contratos e Convênios para servidores da Educação, com abertura realizada na segunda-feira (20), em uma instituição particular, em Porto Velho.

O Governo do Estado, apresenta uma programação com palestras, abordagens práticas e estudos de casos.  O evento que conta com a parceria entre Seduc e Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO) segue até o dia 22, tendo como público-alvo os profissionais envolvidos na fiscalização de contratos e convênios. A Gerência de Capacitação Técnica e a Coordenadoria de Recursos Humanos são os coordenadores do processo formativo.

O encontro vai permitir debates em diferentes aspectos da fiscalização, com mesa redonda para discussões e esclarecimentos quanto às dúvidas levantadas pelos servidores, além de momentos para networking (compartilhamento de informações ou serviços entre pessoas). Dentre as temáticas abordadas estão: estratégia de fiscalização eficaz; prevenção de irregularidades e transparência e prestação de contas.

Para a gerente de Capacitação Técnica, Jeieli Oliveira, o encontro representa uma significativa oportunidade aos profissionais da área de Educação, em Rondônia se atualizarem sobre as melhores práticas e novas regulamentações, contribuindo para a integridade e eficiência na gestão de recursos públicos no setor. “Toda vez que planejamos um evento como este, com certeza, é um momento de muito desafio. Porém, assumimos o compromisso e procuramos realizar da melhor forma, com objetivo de aprimorar as técnicas. Ficamos muito felizes quando encontramos portas abertas, parcerias que somem conosco”, relatou.

Encontro tem como público-alvo, os profissionais envolvidos na fiscalização de contratos e convênios

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO

Segundo a secretária adjunta, Débora Lúcia Raposo, a formação é fundamental para trazer segurança jurídica aos processos na coordenação de despesas, a fim de que não incorra em erros que causem prejuízo à administração. “Portanto este momento é essencial para agregar conhecimento e trabalharmos com maior transparência, responsabilidade e lisura nos processos”, destacou.

De acordo com a assessora do gabinete da Seduc, Liliane Sayonara, a capacitação garantirá uma boa gestão e execução contratual de qualidade por parte dos servidores que estarão mais preparados em lidar com esses tipos de processos. “Esta formação é fundamental para a equipe técnica da Seduc. Quanto melhor capacitados nós, servidores públicos, estivermos, mais eficiente será a aplicação dos recursos públicos no atendimento à população”, pontuou.

Texto: Emanuelle Carvalho Pontes
Fotos: Júlio André