28/06/2024

Seminário apresenta resultados da Educação de Rondônia em 2023

15 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Seminário reuniu profissionais envolvidos no planejamento, aplicação e análise dos resultados

O Seminário de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) 2023, promovido pelo Governo de Rondônia, iniciou na terça-feira (14), em Porto Velho. O evento, que encerra nesta quinta-feira (16), apresenta os resultados do Saero e vai direcionar futuras ações com base nesses dados.

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento reúne profissionais envolvidos no planejamento, aplicação e análise dos resultados, incluindo representantes da Coordenação da Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), gestores escolares municipais e estaduais, além de membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), e outros órgãos.

PREMIAÇÃO

Durante a abertura, houve a entrega do Prêmio Excelência com Equidade, do Proalfa

Durante a abertura, houve a entrega do Prêmio Excelência com Equidade, do Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa), com premiações às escolas, conforme o Artigo 37, da Lei 5.735, de 22 de janeiro de 2024, destinando incentivo de até R$ 60 mil às 30 escolas das redes públicas estadual e municipal, que obtiveram os resultados mais promissores no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAe); premiação de até R$ 60 mil às 20 escolas que apresentaram as maiores evoluções no IQAe em relação à edição anterior; e, fomento de até R$ 30 mil, às 50 escolas que obtiveram os resultados menos promissores no IQAe.

Houve também premiação, com placas, para as 10 melhores escolas por ano e etapa escolar avaliada. Ao todo, 50 escolas públicas serão condecoradas pelo resultado do Indicador Saero, que será calculado a partir da distribuição percentual de estudantes em cada um dos padrões de desempenho. Oitenta escolas receberão prêmios em incentivos e fomento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este seminário é uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho educacional do estado, servindo como base de planejamento para ações eficazes, para fortalecer a educação no estado.

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini ressaltou durante a abertura que, o Seminário é uma oportunidade para traçar metas para melhorias futuras. “É fundamental que todos os envolvidos no processo educacional participem ativamente dessas discussões, buscando soluções que promovam a equidade e a qualidade na educação”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO

Durante os próximos dois dias de evento serão apresentados os resultados das avaliações realizadas em novembro de 2023, abrangendo estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, totalizando 108.250 alunos da rede estadual e municipal. Essas avaliações visam verificar o nível de aprendizagem em língua portuguesa e matemática, além de contextualizar os resultados com o indicador socioeconômico.

Um dos destaques do seminário será a elaboração de um Plano de Nivelamento das Aprendizagens, coordenado pela Diretoria-Geral de Educação (DGE) da Seduc, com o objetivo de discutir estratégias para lidar com os resultados obtidos. Serão realizados também painéis abordando diversos temas relacionados à avaliação educacional, premiações e discussões sobre os resultados alcançados.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Sarah Garcia e Julio André

Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade