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18/07/2024

NOVEMBRO AZUL

Seduc promove Campanha “Novembro Azul”

07 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia tem incentivado as campanhas de prevenções às doenças e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional/Núcleo de Saúde Ocupacional, promoveu nesta terça-feira (7) a distribuição da “Cartilha da Saúde da Mulher e do Homem” como incentivo a Campanha “Novembro Azul”, que é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculina , com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A gerente de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional, Benilce Matos da Silva, tem incentivado às ações de prevenção às doenças e, depois do “Outubro Rosa”, ela parte para orientação aos homens sobre o câncer de próstata e realiza ações no “Novembro Azul”.

O secretário da Seduc, Waldo Alves, apoia as campanhas que estão sendo promovidas pela Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional, pois há uma orientação do governador Confúcio Moura para que todos os setores da administração estadual se empenhem nas campanhas de saúde.

Apesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata, é repudiado pelo Ministério da Saúde brasileira e pelo Instituto Nacional do Câncer, devido à ausência de indicações científicas para a realização do rastreio. Outras entidades que se colocam contra esta atividade são a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o United States Preventive Services Task Force, o Canadian Task Force on Preventive Health Care e o United Kingdom National Screening Comittee.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.


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Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


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