18/07/2024

Seduc pode adotar ODR como ferramenta de pesquisa

10 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

ODR

Apresentação do Programa Observatório do Desenvolvimento Regional

A secretária de Estado da Educação de Rondônia, Fátima Gavioli, participou nessa terça-feira, 9, na sala de reuniões da Seduc, da apresentação do Programa Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR), que esteve a cargo do técnico Roberto Maia.

O Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR) é um sistema de acesso público, analítico, moderno e inovador, que reúne diversas informações georreferenciadas, fornecidas por órgãos e institutos de pesquisas do Governo Federal.

As principais informações foram repassadas por Maia à secretária e sabe-se que o ODR foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar a avaliação, o monitoramento e, consequentemente, a gestão da Política Nacional do Desenvolvimento Regional (PNDR).

O ODR é, segundo Maia, “um instrumento de controle social e confere transparência na gestão dos recursos públicos, atendendo a crescente demanda da sociedade brasileira”.

Ela disse que o ODR se constitui em uma ferramenta de pesquisa das ações do Governo Federal disponível para a sociedade que, através de suas análises, deve interagir e colaborar com o poder público para aperfeiçoar os seus gastos e tornar mais eficientes suas ações.

A secretária Gavioli mostrou interesse no ODR e os técnicos da Seduc farão uma análise mais detalhada para que se possa tomar uma posição oficial quanto ao uso da citada ferramenta.

O ODR permite análises por meio da geração de mapas, gráficos e tabelas. É possível acompanhar, mapear e fazer análises evolutivas de uma região do país. Além disso, fazer comparações entre unidades da federação, macrorregiões, ou determinadas regiões específicas, como as regiões prioritárias – faixa de fronteira e semiárido. É possível também monitorar a evolução de indicadores sociais ou o histórico dos financiamentos dos Fundos Constitucionais.

Da reunião participaram ainda Julice Barboza, Ricardo Almeida e Maria de Conceição Silva Pinheiro.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha