18/07/2024

FORMAÇÃO

Seduc forma centenas de conselheiros escolares em 2017

22 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) concluiu em 2017 o Curso de Formação de Conselheiros Escolares com 12 turmas formadas e distribuídas nos municípios das Coordenadorias Regionais de Educação de Ariquemes, Buritis, Cacoal, Costa Marques, Espigão, Guajará-Mirim, Jaru, Ouro Preto, Porto Velho, Pimenta Bueno e São Francisco. As Secretarias Municipais de Educação de Ariquemes e Guajará-Mirim aderiram à proposta do curso.

A informação é da gerente de Gestão Escolar da Seduc, Elizabete Matia de Siqueira, que disse ter sido a mobilização/articulação  fundamental para a realização das ações que possibilitaram aos conselheiros escolares se sentirem amparados e apoiados para desenvolver as atividades pedagógica na busca da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, por meio da Gerencia de Gestão Escolar.

Siqueira afirmou que o secretário da Seduc, Waldo Alves, deu total apoio para a realização do Curso de Formação para Conselheiros Escolares,  que atendeu  507 conselheiros escolares. Destes, 378 conselheiros concluíram o curso e tiveram a oportunidade de se capacitar ee trocar experiências com os tutores e outros conselheiros, além de qualificarem as suas atuações.

Cumprimos a determinação do secretário Waldo Alves, mesmo sabendo das dificuldades para potencializar os resultados, principalmente em termos quantitativos. “Temos a certeza de que a missão confiada a cada um de nós foi realizada com muita obstinação e tenacidade e, certamente, vai contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
Promovido pelo Ministério da Educação, o curso faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que cumpre o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), bem como o que prediz a estratégia 19.5 da meta 19 do Plano Estadual de Educação de Rondônia, atendendo as ações da Gerência de Gestão Escolar e fortalecendo cada vez mais a Gestão Democrática na Educação do Estado de Rondônia. “O governador Confúcio Moura tem em sua gestão a educação como prioridade e o cumprimento dos planos Nacional e Estadual de Educação (PNE/PEE) é uma determinação do chefe do Executivo Estadual e que vem sendo cumprido pelo secretário Waldo Alves”, definiu Siqueira.

O caminho pode ser longo e a jornada pode ser árdua, porém, somos conscientes da força das nossas ações e dos belos resultados que estamos colhendo pelo caminho, com parcerias,  dedicação e cooperação, compomos essa grande rede de fortalecimento dos Conselhos Escolares e de formação continuada de conselheiros.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia