Governo de Rondônia
23/01/2025

DESPORTO ESCOLAR

Rondônia estreia com vitórias no badminton e o atletismo passa para semifinais dos Jogos Escolares em Blumenau (SC)

22 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Estevão Duarte (esquerda) venceu o representante do Espírito Santo

O rondoniense Estêvão Duarte, do distrito de Iata em Guajará-Mirim, venceu o primeiro adversário no badminton na estreia do badminton nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau (SC). No atletismo, o velocista Daniel Henrique Tibúrcio, de Governador Jorge Teixeira, se classificou para a fase semifinal dos 75 metros pela categoria infantil, no sábado (23). O brasileiro escolar segue até o dia 26 e reúne 4998 alunos-atletas de todo o Brasil. Badminton e atletismo são as duas modalidades que Rondônia participa com competidores neste segundo bloco da competição escolar.

O primeiro saldo positivo para Rondônia nos Jogos Escolares nesta sexta-feira (22), foi a classificação do atleta Daniel Henrique no atletismo. Ele superou a expetativa do técnico Paulo Henrique Ribeiro e passou para a fase seguinte da competição. O menino é estudante da escola estadual Costa Júnior, em Governador Jorge Teixeira. “Vim em busca de medalha,” disse o atleta.

Aos 14 anos, Estevão Duarte participa de uma competição em nível nacional pela primeira vez. A vitória na estreia foi um impulsionador a mais para que o garoto avance no brasileiro em Blumenau. “Estou muito motivado com essa vitória. Vou apresentar o meu máximo para medalhar e voltar pra casa orgulhoso”, disse o garoto, que saiu de Rondônia pela primeira vez.

“Viajar de avião é muito interessante. Agora… esses prédios tão altos e essas construções no estilo alemão são bem diferentes”, disse o atleta referindo à arquitetura característica de Blumenau. Ele viajou pela primeira vez de avião e se dedica à escola, aos treinos e ajuda nos afazeres familiares no sítio onde mora, há 25 km do distrito de Iata.

Na estreia do badminton Rondônia venceu a partida e segue na competição em Blumenau

Na avaliação técnica, o professor do badminton Marconi Lessa, o atleta Estevão observou as falhas do adversário capixaba para explorar essas deficiências. “É uma estratégia simples e funcional. O Estevão demonstrou que aprendeu a lição direitinho”, disse Lessa. A próxima partida de Estevão é no sábado.

Também do badminton de Iata, Amanda Isabele dos Santos Batista está confiante que vai fazer bonito em Santa Catarina. “Estou treinando há dois anos. Quero dar o meu melhor na quadra”, disse a menina. A inclusão dos atletas no badminton foi uma iniciativa do professor e técnico Marconi Lessa.

“Conheci o esporte em um congresso em Porto Velho. Gostei da modalidade e aos poucos estou implantando com sucesso nas escolas em que leciono. Os alunos estão aderindo bem ao esporte”, disse Lessa, referindo ao congresso realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o objetivo de fortalecer o esporte escolar.

“É elogiável a gestão implantada na realização do Joer e outras ações para capacitar professores e técnicos em prol do esporte escolar”, destacou Marconi Lessa. O JEJ é o maior evento esportivo escolar do país e é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 14 modalidades. Blumenau sedia o evento pela primeira vez.

Leia mais:

Superar as dificuldades é uma lição tirada dos treinos de badminton no distrito de Iata, em Guajará Mirim

Governo avança em acessibilidade com capacitação em Libras de servidores da segurança pública


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo