09/08/2024

VISITAS EDUCATIVAS

Projeto Roteiro Educativo leva estudantes da rede pública para conhecer patrimônio material do estado

07 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto reuniu 209 participantes, totalizando 10 escolas atendidas da Rede Estadual de Ensino, em Porto Velho

Com objetivo de oportunizar aos estudantes matriculados nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, localizadas em Porto Velho, o governo de Rondônia vem executando o Projeto Roteiro Educativo, iniciativa onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer o patrimônio material do estado, locais e edificações de referência cultural para população, bem como, vivenciar o patrimônio imaterial e produção artística existente. A realização do Roteiro Educativo aconteceu no período de 30 de maio a 2 de julho, reunindo 209 participantes, sendo 179 de alunos, 20 professores e 10 auxiliares.

O projeto, de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é executado pela Gerência de Arte e Cultura Escolar. De acordo com a Gerência de Arte e Cultura Escolar o projeto continuará em execução no segundo semestre. As escolas que submeteram seus projetos à Seduc já foram agendadas conforme agenda e cronograma do projeto.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação tem como objetivo melhorar o aprendizado dos alunos. “Ao oferecer experiências práticas e relevantes que aprofundem o entendimento sobre a história e cultura local, o governo fortalece a valorização e preservação do patrimônio”, ressaltou.

VISITAS

Projeto é de iniciativa da Seduc e executado pela Gerência de Arte e Cultura Escolar

No primeiro semestre de 2024, foram realizados dois tipos de Roteiros, o Roteiro 1 contemplou visitas à patrimônios históricos, memoriais, instituições religiosas e hidrelétricas.

No Roteiro 2 foram visitados centros históricos como os da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e Praça das Três Caixas D’água,  memoriais, universidade federal, palácio do governo, museus, mercados municipais, edifícios históricos, bibliotecas estaduais, instituições religiosas, teatros estaduais, instituições de ensino, praças históricas, pontes, e diversas instituições públicas e privadas da Capital.

Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o Roteiro Educativo de Porto Velho propõe uma parceria colaborativa com a Coordenadoria Regional de Educação e escolas jurisdicionadas. “O objetivo é apoiar e fortalecer os projetos desenvolvidos nas instituições de ensino. Além disso, busca-se promover visitas educativas aos centros históricos, museus, memoriais e outros locais que representem e preservem o patrimônio cultural e histórico da Capital”, salientou.

De acordo com a gerente de arte e cultura escolar da Seduc, Sabryne Sena, a abordagem interdisciplinar estimula a colaboração entre os professores, o que enriquece a compreensão dos alunos sobre o patrimônio. “A proposta busca ir além das fronteiras dos diferentes componentes curriculares, promovendo uma educação mais integrada e adaptada às exigências atuais, com o objetivo de proporcionar uma visão mais abrangente e conectada das questões culturais e históricas”, destacou.

Escolas que submeteram projetos à Seduc serão agendadas para o segundo semestre

No primeiro semestre foram atendidos alunos de 10 escolas da Rede Estadual de Ensino, em Porto Velho. São elas:

• Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 4 de Janeiro
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Castelo Branco
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek De Oliveira
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e MédioJohn Kennedy
  • Escola Estadual de Educação Básica Prof. João Bento da Costa
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gov Jesus Burlamaqui Hosannah
  • Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Nazaré dos Santos