Governo de Rondônia
11/01/2025

EDUCAÇÃO INDÍGENA

Projeto Açaí III ministra aulas de inglês para Povos Indígenas, em Ji-Paraná

08 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto Açaí

Alunos indígenas recebem qualificação para atuar na educação nas aldeias

O Projeto Açaí III tem a continuidade em Ji-Paraná, com a participação de 120 índios que desejam atuar como professor no Ensino Fundamental, até o 9° ano.

Direcionado aos Povos Indígenas, esse projeto – dividido em oito fases, com duração de três anos – respeita a diversidade linguística, intercultural e histórica das mais de 30 etnias atendidas, e é promovido pelo Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação – Seduc.

O Projeto Açaí já obtém sucesso nos meios educacionais, tendo formado 136 alunos indígenas em professores. Atualmente, na rede estadual de ensino há 102 escolas indígenas, que contam com 356 professores para atender mais de 3,2 mil alunos.

O coordenador de Educação Indígena da Seduc, Flávio Luiz, afirmou que o curso preserva o aprendizado da língua materna e, atualmente, são ministradas aulas de inglês. A importância da disciplina (língua materna) se baseia na preservação dos aspectos socioculturais específicos de cada etnia; já o inglês, pela universalidade da língua.

As aulas são bilíngues e, preferencialmente, ministradas por professores indígenas.  “As aulas acontecem pela manhã e à tarde, de segunda à sexta e, fora a disciplina específica, o curso é composto por todas as outras de um curso de magistério normal”, comenta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: CRE Guajará-Mirim
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo