12/07/2024

COMPROMISSO NACIONAL

Programa de Alfabetização do estado de Rondônia é discutido na 1ª Reunião do Comitê Estratégico Estadual

20 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Dentro da programação foram abordados a crise hídrica, o Programa Ir e Vir e  o Transcolar Rural

A 1ª Reunião Ordinária do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, para discutir o Programa de Alfabetização (Proalfa) do estado de Rondônia. O evento aconteceu no Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Porto Velho, e contou com a presença dos representantes das secretarias municipais de Educação dos 52 municípios.

O Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada é um regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios, com o intuito de unir esforços para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. O objetivo é assegurar que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano.

Dentro da programação, foram abordados sobre o Programa Ir e Vir e o “Transcolar Rural”. Dando continuidade às atividades, o coordenador de articulação com os municípios, Augusto Leite realizou a primeira apresentação do Programa.

Segundo a secretária adjunta de Educação do Estado, Débora Lúcia Raposo, a proximidade dos municípios com o Estado, a fim de colocar em prática a ação e, no decorrer, propor soluções imediatas caso surjam. “O Programa garante que, ao final de quatro anos, sejam investidos mais de 114 milhões de reais na alfabetização do Estado, ressaltou.

Para a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e também secretária municipal de Educação de Santa Luzia d’Oeste, Luslarlene Umbelina, a gestão tem valorizado a educação como instrumento de transformação.

No encontro, estiveram presentes a secretária adjunta de Educação do estado de Rondônia, Débora Raposo; a presidente da Undime, Luslarlene Umbelina; presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira e a articuladora estadual de Gestão e Formação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), Anelisa Prazeres de Souza, que também compuseram a mesa de autoridade.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Júlio André

Crise Hídrica, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Porto Velho, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, Serviço, Servidores, Sociedade