Governo de Rondônia
23/12/2024

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Profissionais da educação participam do 1º Congresso Rondoniense sobre Autismo, em Porto Velho

02 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Durante o congresso foram capacitados 150 professores da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas da capital e do interior do estado

Com o objetivo de promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as necessidades e direitos das pessoas autistas referentes à Educação Inclusiva, além do atendimento e conscientização da pessoa com autismo, foi realizado o 1º Congresso Rondoniense sobre o Autismo (Corau) no auditório do Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, nos dias 24 e 25 de agosto, com o tema: “Os Desafios da Educação Inclusiva no atendimento as pessoas Autista”. O Congresso atraiu um público de cerca de mil pessoas, destes, 150 profissionais da área da Educação Especial do estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, a participação dos professores foi fundamental para o sucesso da iniciativa, que busca promover uma educação cada vez mais inclusiva e acessível a todos. “O objetivo da nossa gestão é facilitar a integração destes alunos por meio da inclusão. Esclarecendo o trabalho que fazemos para atender a comunidade autista, estaremos facilitando diretamente a função do professor, pedagogos e gestores, para que compreendam como é feita esta inclusão”, evidenciou.

Palestras sobre os desafios e as perspectivas do Transtorno do Espectro Autista

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini explicou que, durante os dois dias de evento foram discutidas estratégias para atender às demandas do cotidiano das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, potencializando a reflexão e a articulação entre teoria e prática direcionada ao autismo. Busca-se orientar as escolas, sugerindo estratégias para acomodar os estudantes e promover, de maneira efetiva, o desenvolvimento dos nossos alunos”, pontuou.

A gerente de ensino especial da Seduc, Vera de Lima salientou a importância do evento que capacitou 150 professores da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas do interior e da Capital. “Para atender a esses estudantes é necessário muita dedicação, e sobretudo conhecimento, sensibilizando também, a comunidade escolar e os próprios familiares.”

TEMAS ABORDADOS

  • Depressão em crianças e adolescentes autistas: compreendendo e proporcionando suporte;
  • Contribuições das práticas baseadas em evidencias para o planejamento curricular de alunos com TEA:
  • O Bournout autista: masking e neurodivergência:
  • Transição para a vida adulta: independência é mais importante que perfeição;
  • Essential for living: a importância do currículo funcional no plano de ensino individualizado;
  • Verbal não significa vocal: as contribuições da análise do comportamento verbal para o desenvolvimento da comunicação de pessoas autistas;
  • O direito de errar e de ser ocioso: a nova fronteira anticapacitista;
  • Na aquarela também cabe o autocuidado? Autocompaixão para professoras(es) de pessoas autistas;
  • A importância de respeitar a individualidade e ensinar com compaixão, assentimento, respeito e de forma divertida;
  • Aprendizagem por meio de musicoterapia: quais benefícios e evidencias cientificas;
  • Comunicação alternativa e aumentativa: empoderando vozes silenciadas de adolescentes autistas;
  • Habilidades socioemocionais: promovendo competências para a construção de relações de amizade;
  • Integração sensorial e o desempenho escolar: da identificação das sobrecargas sensoriais à criação de ambientes adaptativos; e
  • Como a linguagem oral impacta no desenvolvimento da linguagem escrita e leitura: explorando os aspectos linguísticos.

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Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Vera de Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Direitos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


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