Governo de Rondônia
27/12/2024

CAPACITAÇÃO

Professores participam de oficinas para elaboração de itens de avaliação

08 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Professor Alex Souza orienta como utilizar a lousa digital

Professor Alex Souza orienta como utilizar a lousa digital

A equipe de formação continuada da Gerência de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou na última semana oficinas de elaboração de itens e lousa digital. Após essa etapa, os formadores que receberam a capacitação deverão levar o conhecimento adquirido aos demais professores do Estado durante as oficinas de formação continuada.

De acordo coma  Seduc, trata-se de um processo multiplicador fundamental para a contínua capacitação dos professores de Rondônia. A formação foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek, em Porto Velho.

A oficina de elaboração de itens teve como objetivo capacitar professores para que possam elaborar suas avaliações, metodologicamente, de acordo com as avaliações nacionais. “As provas externas, fora do âmbito da escola, seguem um padrão em sua metodologia e, portanto, devemos capacitar nossos professores a seguir esse mesmo método em suas provas a fim de familiarizar seus alunos com um tipo de avaliação”, destacou Luci Peter, formadora da Gerência de Educação.
Ainda segundo ela, quando o aluno conhece e tem experiência com um método avaliativo, os resultados são melhores. “Às vezes o aluno conhece o tema, mas a estrutura da questão está muito diferente daquela que ele faz em sala de aula e, assim, ele tem seu rendimento comprometido em função desse desalinhamento da prova da escola com a prova externa, como por exemplo, o Enem, explicou Luci.
TECNOLOGIA
A outra oficina foi sobre lousa digital. A mais usada é a Digibras, enviada pelo governo Federal para todas as escolas do País. As outras duas lousas digitais mais usadas em Rondônia são a Ebean e a Smart Notebook, ambas compradas pelo governo do Estado.
Nessa formação, os participantes também receberam treinamento para capacitar professores em suas oficinas de formação continuada. “Agora é a fase de treinar e multiplicar o conhecimento do uso das lousas”, afirmou Alex Souza, técnico da Gerência de Educação da Seduc.
Ainda segundo ele, as lousas necessitam de notebook e projetor para que seu funcionamento seja efetivo. “As lousas funcionam como se fossem um tablet”, ressaltou.
Para a secretária da Educação, Fátima Gavioli, essas duas oficinas são estratégicas na área da educação. “Alinhar as nossas avaliações com o padrão externo e capacitar nossos professores para a utilização de recursos tecnológicos, como a lousa digital, são ações que vão, gradativamente, elevar o nível educacional dos nossos estudantes”, argumentou.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo