29/06/2024

CAPACITAÇÃO

Professores estaduais participam de seminário de Educação da Unir

28 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Professores da rede estadual de educação de Rondônia participam nesta sexta-feira (29) e sábado (30) do Seminário Parfor Presencial – Formação Docente: Desafios, Experiências e Novos Saberes, que será realizado no auditório da Diretoria da Educação à Distância, no Campus de Porto Velho.

O evento é uma realização da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

O governo do Estado tem incentivado os professores da rede estadual de ensino a participarem de eventos que possa contribuir para busca de novos conhecimentos.
O  seminário visa a integração das turmas especiais de licenciaturas, vinculadas ao Parfor, possibilitando aos professores alunos, professores formadores, coordenadores e demais entes envolvidos que compartilhem com a comunidade acadêmica e externa, os desafios, as experiências e a aquisição de novos saberes na formação de docentes em exercício.
O evento possibilitará discussões sobre a teoria e a prática voltada ao ensino, o envolvimento dos professores alunos em atividades de pesquisa e extensão como contribuição para uma formação ampla e, por conseguinte, a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.
O evento contará com palestra, mesa redonda, oficinas, relatos de experiências e comunicações. A certificação do evento será encaminhada posteriormente, via e-mail.PARFOR

O Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício do Parfor tem por finalidade ofertar educação superior gratuita e de qualidade para docentes e tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em exercício na rede pública de Educação Básica, objetivando a formação adequada que é exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de forma que esses profissionais possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.

O Parfor Presencial ocorre através da oferta de turmas especiais, por Instituições de Educação Superior, em regime de colaboração entre a União/MEC, por intermédio da Capes, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia