17/07/2024

ENSINO REMOTO

Professores do terceiro ano da Mediação Tecnológica participam de formação pedagógica em Ji-Paraná, nesta terça-feira

20 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Palestras sobre a utilização de computadores portáteis como instrumento de aprendizagem fazem parte da programação

O Governo de Rondônia promove nos dias 21, 22 e 23 deste mês, uma formação pedagógica presencial para professores do 3º ano da Mediação Tecnológica. O evento vai ser realizado no auditório de um hotel situado na Rua Dr. Osvaldo, nº 142, no Bairro Jotão, no município de Ji-Paraná. O encontro  vai contará com a participação de cerca de 150 professores.

A formação tem o objetivo de alinhar as ações didático-pedagógicas referentes à Mediação Tecnológica, em respeito ao atendimento às peculiaridades e especificidades regionais e aos princípios da equidade. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a mediação tecnológica tem um papel importante para impulsionar a educação no Estado. “A gestão está comprometida com o trabalho em prol dos estudantes, buscando avançar com inovações metodológicas”, destacou.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, a Mediação Tecnológica é um ensino inovador diferenciado, completando oito anos de implantação no Estado, sob a Coordenação de Mídias Educacionais. “Oferece uma rede de serviços de comunicação multimídia e autonomia para atender os 52 municípios, com um total de 5.745 estudantes do Ensino Médio, totalizando 367 turmas, 108 escolas, 335 professores presenciais e 27 professores ministrantes”, destacou.

A coordenadora da Mediação Tecnológica, Daniele Brasil explicou que, vão ser abordadas temáticas específicas para estudantes indígenas, quilombolas e ribeirinhos, bem como orientações pedagógicas para o bom andamento do Ensino Médio com Mediação Tecnológica nos 52 municípios de Rondônia.

O evento também terá palestras especiais sobre a utilização de computadores portáteis como instrumento de aprendizagem por estudantes do Ensino Médio; currículo e práticas pedagógicas; gameficação; cultura maker; avaliação da aprendizagem e utilização de novas tecnologias educacionais.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Ésio Mendes e Cristian Alves

Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade