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Professor de Rondônia conclui doutorado em psicologia pela PUCRS

21 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O professor Kary Jean Falcão, técnico do Núcleo de Planejamento e Avaliação Externa da Gerência de Controle, Avaliação e Estatística da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (GCAE/Seduc), concluiu o curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Psicologia por meio do Programa DINTER entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Faculdade Católica de Rondônia (FCR).

A tese de doutorado intitulada “Identidades construídas em forma de docência” foi apresentada no dia 19 de novembro de 2019, no prédio da Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e foi orientada pelo professor Doutor Angelo Brandelli Costa e Professora Doutora Marlene Neves Strey.

O professor Kary Jean Falcao conseguiu o título de professor doutor na PUCRS

A Banca Examinadora, além de contar com os Professores Doutores Adolfo Pizzinato e Jaqueline Tittoni da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve o privilégio da participação da Professora Doutora Lilian Moser da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Para a composição da tese, o professor desenvolveu dois estudos de abordagem qualitativa que foram publicados em periódicos científicos. “No primeiro estudo apresentei uma biografia de uma professora que vivenciou a transexualidade na década de 1980. Tive como participante os membros da família da professora biografada, professores e funcionários da Escola Estadual Maria Carmosina e uma entrevista com a ilustre historiadora Yeda Pinheiro Borzacov. O segundo estudo foi realizado a partir das perspectivas e desafios de professoras transexuais que atuam na educação básica em Rondônia trazendo como resultado a trajetória de vida escolar e profissional e a luta pela discriminação e preconceito”, declarou o agora Professor Doutor Kary Falcão.

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RO), Diretoria Geral Educação (DGE) e de sua Gerência de Formação e Capacitação Técnica e Pedagógica (GFCTP) garantiu a oferta de cinco bolsas de estudo para o curso de pós-graduação Stricto Sensu Doutorado Interinstitucional em Psicologia, como ação estratégica em cumprimento as exigências estabelecida na Meta 16 do Plano Estadual de Educação (PEE), que visa “assegurar condições de acesso ao Stricto Sensu e, garantir a todos profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino”.

A tese de doutorado tem a intenção de valorizar a trajetória de vida e profissional de professoras que com muito sacrifício tiveram suas identidades construídas, a partir do desejo de se tornarem docentes. O estudo, a partir do viés da psicologia social, contribui para que os estudantes do Estado de Rondônia conheçam os impactos que potencializam um ambiente escolar, com espaços de igualdade e humanização considerando os desafios e perspectivas de seus professores em prol de uma educação voltada para uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

“Agradeço ao secretário da Seduc, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, pela oportunidade, apoio e incentivo para que pudesse concluir a minha tese de doutorado e  vou utilizar meu conhecimento na melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual de Rondônia”, finalizou Kary.


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Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Kary Jean Falcão
Secom - Governo de Rondônia

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