Governo de Rondônia
13/01/2025

PREVENÇÃO

Palestra de delegada contribui com redução da violência em escola de Porto Velho

10 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

palestra delegada

Delegada Rosilei de Lima profere palestra para alunos do turno norutno

O sucesso da palestra da delegada da Polícia Civil de Rondônia, Rosilei de Lima, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Eduardo Lima e Silva, teve grande receptividade no âmbito escolar, o que levou a gestora escolar, Maria da Conceição Alves, a solicitar novas palestras desta vez nas salas individualizadas.

O turno matutino está sendo contemplado com a palestra que aborda dentro do  cotidiano da comunidade escolar, como a questão do crescimento da criminalidade, o abuso sexual, uso de drogas, trabalho infantil, entre outros.

Segundo Maria Conceição, as palestras já estão dando resultados, pois com a presença da delegada trabalhando no ambiente escolar os alunos estão se sentindo mais seguros e, com isso, diminuindo as briga. “Os professores estão se sentindo mais seguros e confiantes ao lidar com posturas infracionais dos adolescentes. Com  essas palestras, consigo chegar de forma mais amigável, e ganho a confiança dos alunos com um linguajar maleável, que faz os alunos se sentirem seguros, e também com isso conseguimos identificar quais alunos precisam de mais apoio e atenção”, disse Rosilei de Lima.

O aluno Alexandre Gouveia, 15 anos, disse que com a presença da delegada além de trazer um pouco mais de segurança mostrou melhor os pontos negativos de seus colegas que devem ser trabalhados para a transformação não só de uma comunidade escolar mas das mediações onde os estudantes residem.
“Temos que trabalhar não só os alunos, mas também a família, onde encontramos na grande maioria o foco do fracasso escolar, que compromete o futuro de nossos adolescentes”, afirmou a vice-diretora pedagógica, Marta Alves.
A escola também formalizou parceria com o Conselho Tutelar, Patrulha Escolar, Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI) e com a  delegada Roselim, mas precisa de apoio dentro da escolas, como assistente social e psicólogos, para serem interlocutoras entre a escola e a família dos estudantes.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo