A Semana da Pátria foi objeto de comemoração durante o momento cívico da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jardim das Pedras, localizada em Ariquemes, nesta quarta-feira (4) e que reuniu gestores, professores, trabalhadores em educação e estudantes.
O momento cívico da Escola Jardim das Pedras está relacionado a proclamação da independência do Brasil, que ocorreu em 7 de setembro de 1882, data que marca o fim do período colonial brasileiro. Assim, em 12 de outubro, D. Pedro I, responsável pelo ato, foi aclamado o primeiro imperador do país. Sua coroação aconteceu em 1º de dezembro do mesmo ano.
A professora Izabele Batista, em sua mensagem aos alunos, disse que “há várias causas que culminaram na proclamação da independência. Entre elas, o desejo da elite brasileira de se ver livre das amarras da metrópole, a precariedade da situação econômica, a decadência da produção canavieira, além da redução das plantações de tabaco e algodão, que eram as principais atividades econômicos do país, entre outras”, destacou.
Batista deu continuidade a sua mensagem dizendo que em 26 de abril de 1821, D. João foi embora do Brasil, deixando seu filho, D. Pedro I, como príncipe regente. Entretanto, várias medidas foram estabelecidas pela corte portuguesa com o intuito de limitar seus poderes.
Logo ele passou a ser pressionado a retornar a Portugal. Entretanto, houve apelo de boa parte das camadas mais altas da sociedade brasileira para que ele ficasse. Contrariando a Coroa, em 9 de janeiro de 1822 ele decide permanecer no Brasil, episódio que ficou conhecido como Dia do Fico.
A partir de maio daquele ano, os decretos vindos da metrópole só eram cumpridos com o autorização de D. Pedro I. Ou seja, neste momento a emancipação do país já era inevitável.
Em setembro, quando ele recebeu um decreto transformando- o em um simples governador, sujeito às autoridades lusitanas, ele cortou os laços que uniam Brasil e Portugal, declarando a independência do Brasil.
Desde então, todos os anos, nesta data, para relembrar a conquista da autonomia política do Brasil em relação a Portugal, é celebrado o Dia da Independência. Em diversas cidades brasileiras são feitos desfiles militares para celebrar o dia.
Desde 2003 o desfile solene do Sete de Setembro ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios.