Governo de Rondônia
22/11/2024

EDUCAÇÃO

Laboratório Didático Móvel reforça o aprendizado durante realização da Semana da Ciência

16 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes têm acesso ao microscópio, estereoscópio, planetário, globo, torso, esqueleto, tubos de ensaio, vidraria completa, reagentes, além de manuais com experimentos indicados

O Governo de Rondônia promoveu a Semana da Ciência, em 13 escolas sob jurisdição da Coordenadora Regional de Educação (CRE) do distrito de Extrema, que fica a cerca de 307 km de Porto Velho. Das unidades escolares, nove são escolas indígenas da Rede Estadual de Ensino. O evento ocorreu entre 6 e 9 de maio.

As experiências práticas têm um impacto significativo na assimilação do conteúdo

Durante as atividades, os professores levaram o Laboratório Didático Móvel, equipado com um conjunto de materiais adequados para atender as disciplinas de ciências da natureza, química, física e biologia, em complemento aos conteúdos teóricos a serem ministrados.

Os estudantes tiveram acesso ao microscópio, estereoscópio, planetário, globo, torso, esqueleto, tubos de ensaio, vidraria completa, reagentes, além de manuais com experimentos indicados.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as experiências práticas têm um impacto significativo na assimilação do conteúdo. “Alunos aprendem fazendo, o que melhora a compreensão dos conceitos. Com as habilidades técnicas adquiridas no laboratório, os alunos podem estar melhor preparados”, disse.

As atividades aconteceram na Escola Indígena Santa Maria Kaxarari, localizada na Aldeia Pedreira, em Extrema; na escola Bandeirantes, em Nova Califórnia; na Escola Antonia Vieira Frota, no distrito de Vista Alegre do Abunã; e no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Nadir Ferreira e na Escola Jayme Peixoto de Alencar, ambas localizadas no distrito de Extrema.

MOBILIDADE E REFORÇO DO ENSINO

De acordo com o coordenador da CRE de Extrema, Marquelino Santana, cinco escolas foram contempladas com o laboratório portátil, que promove a mobilidade do laboratório, evitando deslocamento e a dispersão dos alunos.

“O professor disponibiliza para os alunos somente os materiais e equipamentos a serem utilizados nas práticas, otimizando e racionalizando o uso, aumentando a segurança e permitindo o uso por outros professores em mais salas de aula, simultaneamente”, explicou o coordenador.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, destacou que o laboratório didático móvel é autônomo em água, energia elétrica e fonte de calor e é equipado com nobreak, pia com torneira temporizada e reservatórios de água limpa.

“Os equipamentos podem transitar entre as salas de aula, de maneira completa ou apenas com os materiais necessários, possibilitando que professores trabalhem paralelo aos seus projetos pedagógicos, tornando assim, as aulas mais atraentes. Um laboratório dessa qualidade é uma ferramenta a mais para que os professores repassem conhecimento aos alunos”, declarou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Marquelino Santana
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Governo Itinerante, Indígena, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo