26/06/2024

JOGOS

Joer abre Fase Metropolitana em Porto Velho

15 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Estudante Viviane Pereira da Silva fez o juramento do atleta.

Estudante Viviane Pereira da Silva fez o juramento do atleta

Os Jogos Escolares do Estado de Rondônia (Joer), Fase Metropolitana, foram abertos oficialmente nesta quinta-feira (11) no Ginásio de Esportes do Colégio Santa Marcelina (Irmãs Marcelinas), bairro Pedacinho de Chão, em Porto Velho, reunindo dezenas de escolas das redes municipal, estadual e particular.

A solenidade teve início com atletas das escolas entrando no ginásio. O estudante Douglas da Silva Vieira acendeu pira e Viviane Pereira da Silva fez o juramento do atleta.

A coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, professora Irany Moraes, fez a abertura do evento esportivo e, em seu discurso, registrou o esforço do governo em incentivar e apoiar o desporto escolar, porque há o entendimento de que os jovens buscam na prática esportiva maior interação de amizade e desenvolvimento de suas habilidades.

“Neste ato, represento a secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli, que se encontra no Cone Sul para o lançamento dos prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar. Trago o abraço da secretária e o desejo de uma competição de pleno sucesso”, disse Moraes.

O secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Rodnei Antônio Paes, representou o governador Confúcio Moura e elogiou a organização dos jogos, dizendo que “o estudante estará participando de um grande evento desportivo, em que a tônica é o espírito olímpico e a disseminação dos valores de amizade, união e fraternidade, contemplando a cidadania, estará em evidência”.
Após os discursos, houve apresentação de balé, danças e grupos folclóricos de escolas da rede estadual e particular.Os jogos escolares servem para interagir a classe estudantil, professores, técnicos da educação e a comunidade em geral.
Os atletas irão competir nas modalidades individuais de karatê, judô, taekwondô, tênis de mesa, xadrez, atletismo, natação e ciclismo. Nas modalidades coletivas com voleibol de areia, voleibol de quadra, futebol de campo, handebol, basquetebol e futsal, totalizando 14 modalidades.Os melhores atletas e equipes colocadas nas provas individuais e coletivas serão classificadas para as fases regionais  em diversos municípios.

Os Jogos Escolares não eram realizados desde 2002. O governador Confúcio Moura determinou sua retomada. Hoje é uma realidade na comunidade estudantil, inclusive criando enorme expectativa entre os estudantes, a partir do seu resgate.

O coordenador de Desportos Escolares da Seduc, professor Expedito Santana, espera que no Joer a competição tenha um bom nível técnico e que seja bem disputada, proporcionando ainda interação entre a  classe estudantil, professores e técnicos.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela