Governo de Rondônia
12/02/2025

INTERCÂMBIO CULTURAL

Inscrições para Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena 2025 seguem até 10 de março

12 de fevereiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

A Mostra ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril de 2025, reunindo estudantes indígenas da Rede Estadual de Ensino em diversos espaços culturais

O governo de Rondônia anuncia a abertura das inscrições para mais um importante evento cultural estudantil, a Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena (Maloca) 2025. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site oficial: http://artecultura.seduc.ro.gov.br, no período de 10 de fevereiro a 10 de março, para  alunos das escolas estaduais indígenas. O objetivo é difundir a arte e cultura indígena no contexto escolar, promovendo o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes etnias e incentivando a produção artística. Para mais esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail: culturaescolar@seduc.ro.gov.br

A Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Arte e Cultura Escolar (GACE/CEFACEE/DGE/SEDUC), em parceria com a Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI/CMDE/DGE/SEDUC). O evento ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril, reunindo estudantes indígenas da Rede Estadual de Ensino, em diversos espaços culturais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a cada ano a Mostra se consolida como um espaço de celebração e valorização dos saberes ancestrais. “A Maloca representa um importante passo na luta pela preservação da cultura indígena e no fortalecimento da identidade dos estudantes indígenas. Ao promover o intercâmbio cultural e incentivar a produção artística, o governo contribui para a construção de um futuro mais justo e igualitário, onde a diversidade cultural é vista como um valor fundamental”, salientou.

Indígena fazendo exposição de artesanatos na edição da Maloca de 2024

VALORIZAÇÃO CULTURAL

Conforme o gerente de Educação Indígena da Seduc, Antônio Puruborá, o evento tem superado as expectativas a cada ano. “A Maloca vem se consolidando como um espaço fundamental para a valorização dos povos indígenas e de suas identidades, com o objetivo de valorizar e difundir a cultura indígena no contexto escolar”, frisou.

De acordo com a gerente de Arte e Cultura Escolar da Seduc, Sabrynne Sena, o site artecultura.seduc.ro.gov.br é o local onde se concentram todas as informações relacionadas não somente à Maloca, mas também sobre o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2025, e a programação do Projeto Educação Patrimonial e a Curadoria do Fera. “Na página estão contidas os editais e todas as informações necessárias para alunos e professores. O site é de fácil acesso e proporciona muito mais celeridade às inscrições nos eventos”, explicou.

O evento ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril de 2025

PROGRAMAÇÃO 

A programação contará com apresentações musicais, danças, exibição de filmes, fotografia e artes visuais, valorizando os saberes ancestrais e reforçando a importância da cultura indígena na formação dos estudantes.

Em 2025, espera-se a participação de mais de 190 estudantes de 104 escolas indígenas, abrangendo 13 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e representando várias etnias.

Segundo a diretora-geral de Educação (DGE) da Seduc, Irany Oliveira, para os alunos das escolas indígenas estaduais, as vagas serão distribuídas entre as Coordenadorias Regionais de Educação. “A Maloca 2025 promete uma programação diversificada, com apresentações musicais que ecoarão os sons ancestrais, danças que contarão histórias de seus povos, exposições de filmes que retratarão a realidade e luta dos povos indígenas, além de fotografias e artes visuais que expressarão a beleza e força da cultura indígena”, evidenciou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Cultura, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Municípios, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo