18/09/2024

PROJETO EDUCACIONAL

Inauguração do Núcleo de Inovação marca nova era para a educação híbrida em Rondônia

21 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Núcleo de Inovação terá como foco, a realização de formações para professores, produção de materiais didáticos digitais e desenvolvimento de projetos

O governo de Rondônia inaugurou, na Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Integral Brasília, em Porto Velho, o primeiro Núcleo de Inovação, em uma iniciativa que simboliza um avanço significativo para a implementação da educação híbrida no estado. O projeto, que faz parte da adesão à Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), feita em 2022, visa expandir as oportunidades de aprendizagem e atualizar a formação dos profissionais da rede estadual.

Durante a solenidade realizada na terça-feira (13), houve o descerramento da placa que oficializou o início das operações do Núcleo de Inovação, além de uma palestra sobre a Rede de Inovação para a Educação Híbrida, ministrada pelo coordenador-geral da RIEH, Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a inauguração do novo espaço é um registro para a educação no estado. “O espaço vai transformar a forma como os professores e estudantes interagem com o conhecimento, unindo o melhor do ensino presencial e digital. O governo está investindo na formação dos educadores, garantindo assim, a educação rondoniense em conformidade com os desafios do mundo contemporâneo”, ressaltou.

A coordenadora de Acompanhamento e Informação Educacional, Izis Cúbia destacou que, o Núcleo de Inovação apoiará as escolas e coordenadorias no processo formativo dos educadores, proporcionando ferramentas tecnológicas e suporte contínuo.

FORMAÇÕES

Projeto faz parte da adesão à Rede de Inovação para Educação Híbrida

A partir da inauguração, o Núcleo de Inovação terá como foco, a realização de formações para professores, produção de materiais didáticos digitais e desenvolvimento de projetos que integrem o ensino presencial e a distância. Especificamente, o Núcleo oferecerá capacitações para professores de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de aprimorar suas competências pedagógicas e proporcionar as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do cenário educacional contemporâneo.

“As ações estão alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), visando contribuir à elevação dos índices de desempenho acadêmico dos estudantes”, frisou a coordenadora de Acompanhamento e Informação Educacional.

ESPECIALIZAÇÃO

Desde março de 2024, os servidores que atuam no Núcleo de Inovação estão recebendo o curso de Especialização em Gestão de Políticas Educacionais de Educação Híbrida, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a RIEH do Ministério da Educação (MEC). Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, a formação é essencial para aprimorar os formadores que estarão à frente dos cursos ofertados pelo Núcleo, garantindo dessa forma, que eles estejam bem preparados para atender às demandas do ensino híbrido.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho

Cidadania, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade