Governo de Rondônia
27/04/2024

ENCONTRO

Hospitais recebem reconhecimento por apresentarem melhores práticas para segurança do paciente e controle de infecções

22 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Segurança do paciente foi tema de Encontro Estadual voltado à assistência para a saúde

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron e mais seis hospitais da rede privada foram reconhecidos durante uma cerimônia em comemoração aos 10 anos de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, por apresentarem as melhores práticas de segurança ao paciente e controle das infecções relacionadas à assistência para a saúde, ao longo de 2023. O reconhecimento aconteceu durante o X Encontro Estadual de Segurança do Paciente e VI Encontro Estadual de Controle de Infecção, promovidos pelo Governo de Rondônia,

O evento realizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa encerrou com a cerimônia de premiação na sexta-feira (15), no Teatro Estadual Guaporé, em Porto Velho. O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou que, a partir da implementação e ampliação do programa, está sendo oferecido mais segurança, tanto aos pacientes quanto aos profissionais. “Foi um momento de troca de experiências e de conhecimento. Vamos estimular cada vez mais a cultura de segurança, por meio de ações que precisam ser aplicadas na rotina de trabalho para que cresçamos como profissionais da área da saúde e poder oferecer um serviço de melhor qualidade dentro dos hospitais”, ressaltou.

O principal desafio, segundo a coordenadora Estadual de Segurança do Paciente da Agevisa, Juliana Pinheiro, é desenvolver a cultura da segurança dentro das unidades de saúde. “Isso passa pela educação continuada dos profissionais, o estímulo ao registro e notificação dos eventos adversos, à sistematização da análise e tratamento dos eventos ocorridos e à busca pela melhoria contínua dos processos para prevenir riscos em saúde”, pontuou.

PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE

O Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP foi instituído pelo Ministério da Saúde – MS em 2013, mediante Portaria nº 529, de 1º de abril, com o objetivo de criar um programa de contribuição para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde.

O pilar do PNSP apresenta seis metas de segurança do paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo