16/08/2024

Governo do Estado cria escola no distrito de São Carlos

25 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O distrito de São Carlos, em Porto Velho, terá uma escola de ensino médio legalmente autorizada a funcionar. É que no último dia 12, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, assinou o Decreto Nº 23.647 que cria a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Juracy Lima Tavares.

No ano passado,  128 alunos do ensino médio estudaram no turno da noite no distrito de São Carlos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Dias, como extensão da EEEM Major Guapindaia, visto que não havia salas para que funcionasse durante o dia.

A nova escola foi criada para atender exclusivamente ao ensino médio, sendo que os estudantes do fundamental II (6º ao 9º ano) serão atendidos pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), na Escola Henrique Dias, no distrito de São Carlos.

Natural do distrito de São Carlos, a professora Chirlane Nobre Belo, Coordenadora do NAC /Seduc e do Núcleo de Apoio às Escolas do Baixo Madeira/NAC-BM destaca que o ano letivo nesta escola terá inicio  1º de abril e ainda não há um quantitativo de alunos matriculados, visto que dependem do transporte escolar fluvial e que vai atender as comunidades de Rio Verde, Cavalcante, Brasileira, Bom Será e localidades adjacentes.

Em reunião realizada com a comunidade de São Carlos, a professora Marie Valladares foi indicada para ser a gestora escolar do estabelecimento de ensino.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, deve assinar a Portaria de Autorização de Funcionamento, com vigência de 12 meses, a contar da data da publicação do Decreto.

A diretora Geral de Educação da Seduc, professora Irany OIiveira, disse que o governo do Estado, através da Seduc, vai promover as ações necessárias para que a escola inicie o ano letivo dentro do calendário escolar especial que foi elaborado para 2019.

Texto: Antonio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia, Sociedade