Governo de Rondônia
04/12/2025

PROAR

Governo de RO lança programa de monitoramento do desempenho educacional e fortalece educação no estado

22 de julho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Programa beneficiará diretamente 161.912 estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, tanto da rede estadual quanto municipal de Rondônia

Com o objetivo de elevar a proficiência dos estudantes e à promoção da equidade educacional em toda a rede pública de ensino, o governo de Rondônia lançou o Programa Avança Rondônia (Proar), no dia 16 de julho, em Porto Velho. O evento de lançamento reuniu gestores educação estadual, além de professores e diretores de escolas estaduais. A abertura do evento iniciou com a apresentação da estudante do I.E.E Carmela Dutra, Sarah Garcia Teles, que interpretou um hino gospel.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Proar beneficiará diretamente 161.912 estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, tanto da rede estadual quanto municipal de Rondônia, abrangendo um total de 557 escolas (408 estaduais e 149 municipais). Além disso, o programa capacitará e envolverá 9.228 professores, 1.671 gestores e 1.114 profissionais das equipes técnicas das redes estadual e municipal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa foca na melhoria da proficiência dos estudantes e na capacitação de milhares de professores e gestores, o que fortalece o desenvolvimento econômico e social do estado, atraindo investimentos, gerando inovação e elevando a qualidade de vida da população. “O Proar busca melhorar ainda mais, a qualidade do ensino no estado e promover a equidade educacional, reduzindo as disparidades de aprendizado entre as escolas e os diferentes grupos de estudantes, além de assegurar o acesso a educação, independente de localização ou condição socioeconômica”, enfatizou.

METAS E OBJETIVOS 

O lançamento aconteceu em Porto Velho

Os principais objetivos e metas do Proar são elevar a proficiência dos estudantes da rede pública de Rondônia; melhorar a qualidade do ensino e promover a equidade educacional; e regularizar o fluxo escolar.

Para alcançar esses objetivos, o Proar estabelece metas claras até 2030:

  • Elevar para 50% o percentual de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental com proficiência adequada em Língua Portuguesa;
  • Elevar para 30% o percentual de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental com proficiência adequada em Matemática;
  • Elevar para 40% o percentual de estudantes do Ensino Médio com proficiência adequada em Língua Portuguesa;
  • Elevar para 30% o percentual de estudantes do Ensino Médio com proficiência adequada em Matemática.

A coordenadora de Acompanhamento e Informação Educacional da Seduc, Izis Cúbia, explicou que o Proar surge como uma resposta estratégica à necessidade de aprimorar os indicadores de aprendizagem no estado. “A inclusão de avaliações diagnósticas e formativas, formações, intervenções pedagógicas e ações estruturantes demonstram uma abordagem sistemática e baseada em dados para o acompanhamento da aprendizagem, permitindo ajustes e melhorias contínuas nas estratégias pedagógicas e garantindo a eficácia do programa.”

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL 

A secretária da Seduc, Ana Lucia Pacini, destacou que o lançamento do Proar é um passo fundamental nessa jornada rumo a um futuro educacional ainda mais promissor. “O Proar sintetiza o comprometimento do governo de Rondônia com a educação como pilar fundamental para o progresso do estado. Ele representa uma visão estratégica que busca não apenas corrigir deficiências, mas construir um futuro onde a educação seja uma realidade acessível a todos, impulsionando o desenvolvimento integral da região.”

O Proar instituirá prêmios de reconhecimento

A secretária da Seduc salientou ainda que, o Proar reconhece e valoriza o papel de escolas, professores e estudantes por meio de prêmios de excelência, superação e inovação. “Isso incentiva o engajamento, a dedicação e a busca por melhores resultados em toda a comunidade escolar, criando um ambiente de reconhecimento e meritocracia.”

ESTRATÉGIAS E PREMIAÇÕES 

Para incentivar a melhoria contínua e reconhecer os esforços de toda a comunidade escolar, o Proar instituirá prêmios de reconhecimento:

  • Prêmio Aprendizado de Excelência: para as 20 escolas estaduais e municipais de cada etapa de ensino com os melhores resultados no Saero.
  • Prêmio Superação e Crescimento: para as 30 escolas estaduais e municipais de cada etapa de ensino com maior evolução nos indicadores de aprendizagem.
  • Prêmio Inovação em Práticas Pedagógicas: para as 10 melhores práticas pedagógicas inovadoras na rede estadual.
  • Prêmio Proficiência de Excelência: para 100 estudantes de cada etapa de ensino que obtiverem as maiores proficiências em Língua Portuguesa e Matemática no Saero.
  • Prêmio Evolução Acadêmica: voltado para 150 estudantes de cada etapa de ensino que apresentarem maior crescimento individual na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

O evento de lançamento contou com a participação da secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini; da secretária-executiva da Seduc, Marta Souza Costa; da diretora-geral de Educação, Irany de Oliveira Lima Marais; do diretor técnico da Seduc, Nilson Vieira; do gerente técnico, Valmir Souto; e servidores da Seduc.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Júlio André
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe