17/07/2024

Fase regional do Festival Estudantil de Artes acontece em junho em Porto Velho

11 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Fase regional do Fera acontecerá em junho em Porto Velho

Festival é destinado aos estudantes da rede estadual

As datas das etapas regionais e finais do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) de 2015 foram divulgadas pela Coordenação de Educação Física, Desporto e Cultura da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) durante o lançamento do regulamento oficial do Fera, na última semana. A fase regional acontecerá em junho e a final em outubro, em Porto Velho.

Neste ano, segundo o gerente de Educação Física, Desporto e Cultura da Seduc, Ítalo Aguiar, o festival servirá como um projeto piloto, contando com a participação de alunos selecionados pelas escolas de cidades que sediarão os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) e dos jovens que estejam participando da competição e que tenham aptidão artística.

No primeiro ano do projeto, as modalidades serão reduzidas, abrangendo as categorias de música, artes visuais e cinema (apenas para escolas que participam do Projeto Guaporé).

Ítalo Aguiar explicou que o Fera é um evento que reúne estudantes da rede estadual para a promoção da integração social e cultural através de expressões artísticas, e que pretende estimular a participação dos jovens em atividades do que contribuam para formação global. “É um projeto para resgatar os grandes eventos culturais estudantis do nosso estado, além de contribuir para o desenvolvimento dos alunos”, comentou.

Para a concretização do evento, Ítalo Aguiar ressaltou a parceria com a Superintendência de Esportes, Cultura e Lazer (Secel), que disponibilizará, além de apoio estrutural e operacional, técnicos auxiliar nas etapas regionais.

Para a segunda edição do Fera, em 2016, a equipe técnica de desporto escolar da Seduc avalia a inclusão das modalidades de dança, teatro e uma expansão da categoria de cinema para todas as escolas estaduais.

Texto: Assessoria Seduc

Cultura, Educação, Governo, Rondônia