Governo de Rondônia
22/12/2025

PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Estudantes da rede estadual protagonizam aulões do projeto “Grêmio Palestrante”

22 de dezembro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Aulões com foco na preparação dos estudantes da rede estadual para o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) 2025

Com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e a preparação dos estudantes da rede estadual para o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) 2025. A Superintendência Regional de Educação de Extrema realizou, nos dias 7, 16 e 17 de novembro, uma série de ações do projeto “Grêmio Palestrante”.

Estudantes integrantes dos grêmios estudantis assumiram o protagonismo na condução de aulões temáticos de Língua Portuguesa e Matemática

A iniciativa mobilizou estudantes integrantes dos grêmios estudantis, que assumiram o protagonismo na condução de aulões temáticos de Língua Portuguesa e Matemática, áreas centrais avaliadas pelo Saero. As atividades tiveram início em 7 de novembro, na escola Jayme Peixoto de Alencar, seguiram nos dias 16 e 17 de novembro, na escola Professora Antônia Vieira Frota, e foram concluídas no dia 17 de novembro, na escola Bandeirantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ações como essa fortalecem práticas pedagógicas colaborativas, favorecendo o estudo, a troca de experiências e o reforço escolar entre os estudantes. “A iniciativa estimula o protagonismo juvenil e fortalece as aprendizagens essenciais, e isso reflete positivamente nas comunidades escolares envolvidas”, pontuou.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, destacou que este projeto contribui para o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas escolas da rede estadual. Segundo ela, a participação das unidades escolares, dos gestores, professores e estudantes reforçam a importância de ações que incentivem a autonomia e o protagonismo estudantil no ambiente educacional.

A ação está alinhada às orientações da Seduc, que leva as superintendências a desenvolverem estratégias pedagógicas voltadas à preparação dos estudantes para o Saero. A secretaria define as orientações gerais e acompanha o processo, enquanto as unidades escolares são responsáveis por executar as atividades pedagógicas voltadas ao ensino dos conteúdos cobrados na avaliação.

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Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Clodoaldo Gambarra
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia, Sociedade


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