Governo de Rondônia
05/07/2024

EDUCAÇÃO

Estudante de Escola Pública Estadual conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática

24 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Desde 2014 a Escola Paulo Freire em Vilhena avança na nota do Ideb

Mais um estudante da rede estadual de ensino é destaque no cenário nacional. Nicolas Nogueira da Rocha de 13 anos de idade, cursa a oitava série do ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire, no município de Vilhena, e conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, que é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – Impa. A Olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, a Olimpíada acontece todos os anos desde 2005. “Nicolas conquistou a medalha de prata e também foi contemplado com uma bolsa de estudo oferecida pelo  Programa de Iniciação Científica Jr. -PIC. A Escola Paulo Freire é umas das unidades de ensino de excelência do Estado, e tem uma equipe de professores comprometidos”, disse.

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

A coordenação da OBMEP virá no mês de agosto até Vilhena para fazer a premiação do estudante

A titular da Seduc destacou que a escola ocupa o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb no segmento, no município de Vilhena e no Cone sul, e detém o 6º lugar no Estado de Rondônia, com excelente resultado no Brasil: “O Ideb é um indicador de resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação, e em nível de Estado a escola está em 1º lugar na categoria 6º ao 9º ano. Nícolas é um dos exemplos que demonstram que a dedicação aos estudos aliado ao trabalho realizado pelos professores resultam nesse excelente resultado”, enalteceu a secretária.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que os professores têm um papel fundamental no incentivo ao estudo da Matemática criando e buscando um ambiente de interesse. “A Matemática pode parecer uma disciplina difícil, mas  é fundamental para o desenvolvimento de várias habilidades e  compreensão de como as coisas funcionam. Parabenizo o Nícolas, nosso medalhista, e todos os estudantes da rede pública de ensino que participaram”, disse.

CONQUISTAS

Os pais do estudante estão orgulhosos com a conquista do adolescente. A mãe, Grasiely Teixeira Souza contou que o adolescente sempre teve responsabilidade com o próprio aprendizado. “Ele sempre gostou muito de matemática e nunca precisei cobrar nada com relação aos estudos. No intervalo das aulas ele joga xadrez com os colegas de turma e sempre gostou de tudo que envolve raciocínio. Não tínhamos noção do que era a OBMEP e ficamos muito felizes com o resultado, que é em nível nacional”, ressaltou

O pai, Dombri Nogueira da Rocha informou que Nícolas já iniciou as aulas de iniciação científica oferecida pelo Impa. “Ele tem aulas online uma vez por semana e está conseguindo aprofundar o aprendizado em raciocínio lógico e matemática. A Bolsa oferta a quantia de R$ 300 por mês como incentivo. Foi uma importante conquista e trouxe um amadurecimento. Agora ele entende que o estudo gera resultados reais para sua vida”, pontuou.

SOBRE A OLIMPÍADA

A supervisora da Escola Paulo Freire, Ester Braga explicou que, na primeira fase são inscritos todos os alunos incluindo os estudantes do ensino especial. Segundo ela a escola tem uma meta de alunos que são classificados para a segunda fase da olimpíada: “Essa meta é acima dos 60%. A prova tem 20 questões. Se o aluno conquista 12 pontos nós enviamos os resultados para a central e eles fazem a lista de quem vai para a segunda fase. A coordenação da OBMEP nos envia a lista dos selecionados e dessa vez o Nícolas estava em segundo lugar, e foi contemplado com a medalha de prata, representando o nosso Estado”, disse.

Ester Braga destacou ainda que a coordenação da OBMEP virá no mês de agosto até Vilhena para fazer a premiação do estudante. “Desde 2014 nossa escola avança na nota do Ideb. A Escola Paulo Freire hoje é gerenciada pelas diretoras Oracira Godinho e Miria Claudete por meio de gestão participativa. Essa conquista é resultado do trabalho de toda nossa equipe. Estamos muito orgulhosos dessa conquista”, festejou Ester Braga.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Nucom/Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo