Governo de Rondônia
07/11/2024

EVENTO

Escola João Bento da Costa participa do Prêmio Gestão Escolar no Acre

10 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Waldo Alves, recebeu os gestores no gabinete da Seduc para anunciar a vitória da João Bento

O Prêmio Gestão Escolar busca analisar as boas práticas de gestão nas escolas públicas do Brasil. Em Rondônia, a gerente de Gestão Escolar, professora Elizabete Matia de Siqueira, afirmou que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Bento da Costa foi a vencedora do prêmio em 2017 e vai representar Rondônia, nos dias 19 e 20 de outubro, em Rio Branco (AC), na etapa da região Norte do Prêmio Gestão Escolar.

A Escola João Bento da Costa é referência para o Brasil, pois hoje é a escola pública que, em números percentuais, mais aprova alunos de baixa renda nas universidades públicas.

O êxito da escola, segundo a professora Siqueira, deve-se ao compromisso de um grupo de professores da escola que desenvolveram o Projeto Terceirão.

O projeto dessa escola pública coloca em nível de igualdade com as particulares ao levar seus alunos carentes em sua maioria à conquista de uma vaga em universidade.

“A JBC é o ambiente por excelência do adolescente que quer ingressar o Ensino Superior através do Projeto Terceirão. Nela, os adolescentes passam importantes momentos da sua vida e desenvolvem habilidades sociais e intelectuais., disse Siqueira.

O Projeto Terceirão criado a partir de um sonho e compromisso dos professores da escola, de tornar a escola pública melhor, é a “menina dos olhos” – não só da comunidade onde está inserida a escola, bem como para toda a capital, recebendo também alunos de outros municípios que vem em busca de preparação para ingresso à universidade.

Os professores que atuavam na escola juntamente com a direção da instituição optaram por trabalharem com a inclusão desses alunos a uma graduação, começando por fazê-los perceber que poderiam competir em igualdade com os alunos de escolas privadas. Assim foi levado ao debate uma série de proposições referentes à implantação do Projeto Terceirão na instituição junto à comunidade com o objetivo de melhorar a aprendizagem do corpo discente a fim de colocá-los em condições de adentrarem ao ensino superior. Tudo isso partiu da preocupação da equipe com a formação inadequada de alunos da escola pública que concluíam o ensino médio e continuavam sem perspectiva alguma de melhora intelectual e/ou profissional.

Para anunciar a vitória e parabenizar pela gestão de sucesso, na semana passada, o secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, recebeu em seu gabinete os vencedores.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elizabeth Siqueira
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo