Governo de Rondônia
15/01/2025

EDUCAÇÃO

Escola Colina Verde comemora mês do Folclore Brasileiro

29 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Colina Verde, distrito de Rondôlandia, em Corumbiara, realizou eventos em comemoração ao mês do Folclore Brasileiro e, para tanto, os alunos participaram de diversas manifestações culturais, cuja programação foi elaborada pelos professores do citado estabelecimento de ensino.

Os alunos criaram e apresentaram diversas manifestações do folclore popular

A coordenadora Regional de Educação de Cerejeiras, Marlene Ribeiro de Souza, elogiou a iniciativa dos professores e a criatividade dos alunos em promover ações folclóricas que estão inseridas no contexto da cultura popular e tradicional de diversos povos.

Souza lembrou que o Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

Sabemos que o folclore, ou cultura popular, tem despertado grande interesse de pesquisadores de todo o mundo desde o século XIX. É fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e analisá-las, assim como as de caráter erudito. Os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular.

No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747, assinado pelo então presidente militar Humberto de Alencar Castello Branco e por seu Ministro da Educação, Flávio Suplicy de Lacerda. No texto do decreto, há referência direta a William John Thoms e ao seu pioneirismo na pesquisa das culturas populares.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Marlene Ribeiro de Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo