Governo de Rondônia
15/01/2025

PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR

Diretor da João Bento da Costa representa Rondônia em intercâmbio nos EUA

06 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O Prêmio Gestão Escolar é uma promoção do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e premia os melhores projetos educacionais em cada Estado.

Em 2017, a Escola Estadual de Ensino Médio “João Bento da Costa”, localizada em Porto Velho, conquistou o Prêmio de Gestão Escolar – em Rondônia,com o Projeto Terceirão. O projeto surgiu de um grupo de professores da escola que pretendia promover a inserção de alunos da escola pública em universidades. O resultado obtido foi considerado um sucesso, tendo em vista o grande número de estudantes que tiveram acesso ao ensino superior.

 Com a conquista do Prêmio de Gestão Escolar 2017, o diretor da Escola “João Bento da Costa”, professor Francisco Lopes foi credenciado para um intercâmbio nos Estados de Maryland, Arizona e Washington D.C. –  nos EUA, no período de 4 e 14 de março.

Na semana passada, o professor Francisco Lopes embarcou para Brasília e participou de um almoço oficial na residência do conselheiro para Assuntos de Educação e Cultura da Embaixada Americana, Erick Holm Olsen,que contou com representantes da Unesco e do Consed, além de secretários estaduais de Educação.

A viagem de intercâmbio do professor Francisco Lopes acontece com mais 26 representantes estaduais que conquistaram o Prêmio Gestão Escolar 2017 em seus Estados.

Em sua explanação sobre o Projeto Terceirão, Lopes afirmou que ele foi criado a 15 anos  e no ano passado, de um total de 560 alunos, a escola teve 500 aprovados em vestibulares, para os mais diversos cursos – inclusive Medicina e Direito.

“O Terceirão faz a diferença porque inicia já no 1º ano do Ensino Médio com simulados e aulões, com carga horária de 800 horas.  Já no 3º ano são 1.200 horas com aulas aos sábados, domingos e feriados. Ao todo são 18 professores, muitos deles com mestrado ou doutorado, que ministram as aulas com o compromisso assumido de que não podem aderir a greves”, afirmou o gestor escolar.

Embora a escola funcione nos três turnos, segundo o diretor, o projeto atende apenas aos alunos do 3º ano da manhã (das 7h30 às 12h50) e tarde (13h30 às 18h50). Os demais alunos estudam das 7h30 às 11h45, das 13h30 às 17h45 e das 19h às 22h45. “À noite, como a maioria dos alunos trabalha durante o dia, não temos Terceirão, apenas o 3º ano normal, devido à carga horária ser muito puxada”, adiantou o diretor.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo