26/06/2024

Consed realiza II reunião ordinária em Rondônia

24 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião do Consed acontecerá entre os dias 25 e 26 deste mês, em Porto Velho

Rondônia sediará a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) nesta quinta e sexta-feira(26). O evento, realizado trimestralmente, contará com as participações do ministro da Educação, Renato Janine; do presidente do Consed e secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; do governador de Rondônia, Confúcio Moura e demais secretários estaduais de Educação do Brasil, na abertura.

Uma vasta programação foi elaborada e consta, dentre outras coisas, de apresentações artísticas e culturais nos intervalos dos debates e palestras que acontecerão.

Entre as apresentações do primeiro dia do evento, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan de Lima Alencar,  falará sobre repasses de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A secretária Fátima Gavioli apresentará aos demais secretários e participantes o cenário da educação em Rondônia.

No turno da tarde, o secretário de Articulação com os Sistema de Ensino Sase/MEC, Binho Marques, falará sobre “Custo Aluno Qualidade: Avanços e Desafios”, no encerramento das atividades da quinta-feira.  À noite, o governador Confúcio Moura oferece um jantar aos secretários, membros do Consed e autoridades convidadas.

No segundo dia de reunião, o secretário de Educação Básica  (SEB/MEC), Manuel Palácios, palestrará sobre a “Base Nacional Comum e a Construção Participativa”.  A assessora especial do ministro da Educação, Helena Singer, encerra os trabalhos da manhã com a palestra sobre as “Estratégias para Reduzir o Excesso de Laudos Médicos”, tendo como convidados para o debate o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia, Rodrigo Almeida de Souza.

No turno da tarde, está programada uma visita a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio das autoridades participantes da reunião do Consed, encerrando-se a programação da II Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Ilustrativa