18/07/2024

EDUCAÇÃO

Congresso de Educação Física debate inclusão de alunos com necessidades especiais em Rondônia

25 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária adjunta, professora Conceição Alves, abre o Congresso de Educação Física

O Governo do Estado de Rondônia realiza o 5º Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar. O evento é composto de dois polos: no período de 10 a 12 de setembro foi realizado, em Porto Velho, o Polo I e nesta terça-feira (24) aconteceu a abertura do Polo II, em Cacoal, com encerramento previsto para a quinta-feira (26).

Professores de Educação Física das escolas estaduais e estudantes portadores de necessidades especiais participam da formação continuada e contam com profissionais dos municípios de Ji-Paraná, Vilhena, Cerejeiras, Alta Floresta, Cacoal, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Francisco, Costa Marques e Rolim de Moura
 A formação está sendo realizada no Selva Park Hotel , em Cacoal , e o Polo II atenderá os professores dos municípios de Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura, Alta Floresta, Ouro Presto, São Francisco, Costa, Ji-Paraná e Cacoal.

Na abertura do Congresso de Educação Física, secretária adjunta da Seduc, professora Conceição Alves, agradeceu as participações dos profissionais de Educação Física, bem como de estudantes portadores de necessidades especiais, e destacou  o trabalho que o governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem realizado em prol dos profissionais de educação e ressaltou a importância do trabalho realizado nas escolas da rede estadual, especialmente quando Rondônia começa a se destacar no cenário esportivo estudantil nacional.
Conceição creditou aos profissionais da Educação Física, o sucesso dos recentes jogos Escolares da Juventude, quando Rondônia teve excelente participação em Palmas (TO),  conseguindo classificação em diversos modalidades coletivas. “Vocês, professores de Educação Física, são os responsáveis pelo crescimento do esporte estudantil no Estado e, com isso, os alunos conseguem ser mais saudáveis. Por tudo isso, parabenizo a todos que participam desse congresso”, almejou a secretária.

O Congresso de Educação Física reúne os profissionais de vários municípios

O gerente de Educação Física e Esporte Escolar da Seduc, professor Ítalo Aguiar, ao discursar, fez um relato das atividades esportivas estudantis que foram desenvolvidas em 2019 e credita o sucesso a todos que participam das competições, seja na gestão ou nos jogos propriamente dito.

A mesa de abertura do congresso foi composta pela secretária adjunta, professora Conceição Alves; professor Ítalo Aguiar (Gefacee), professor Doutor Mario Roberto Verene (Unir), professor Bertino Neto, coordenador Regional de Educação de Cacoal.

A organização do evento agradece as participações e parcerias com o deputado estadual Cirone Deiro, deputado estadual Eyder Brasil, Adriano Judite de Almeida, coordenador da CRE de Rolim de Moura; Caroline Rodrigues, representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF 8);   Edinalva Diana Vieira, representante da deputada federal Jaqueline Cassol e demais autoridades que se fizeram presente ao primeiro dia do congresso.
O evento tem prosseguimento nesta quarta-feira.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha Paes