18/07/2024

Conferência Estadual Indígena é encerrada em Presidente Médici

09 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Esta semana a cidade de Presidente Médici (RO) sedia a Conferência Cinta Larga, Ijucatu, Tupi Mondé, Tupi Txapacura, Tupi Tupari.  O evento, que será encerrado nessa quinta-feira, 9, é a oitava etapa regional da 2ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (2ª Coneei), prevista para ser realizada em Brasília, em dezembro.

A abertura do evento contou com as participações do governador Confúcio Moura, do secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Waldo Alves, e representantes de povos, organizações e instituições que atuam com a educação escolar indígena.

O secretário Waldo Alves disse que no encontro estão  sendo definidas as propostas que deverão ser enviadas à conferência nacional e eleitos os delegados que vão representar as comunidades no encontro nacional.

O coordenador da Educação Indígena da Seduc, cacique Antônio Puruborá, afirmou que o encontro, estão sendo realizadas palestras, debates e mesas que tratam dos eixos temáticos da conferência nacional: organização e gestão da educação escolar indígena, práticas pedagógicas diferenciadas, formação e valorização dos professores, políticas de atendimento e educação superior. Com base nisso, serão elaboradas propostas a serem apresentadas na 2ª Coneei.

Prevista para ocorrer em Brasília nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, a 2ª Coneei tem como objetivo avaliar os avanços, impasses e desafios da educação escolar indígena. A intenção é construir propostas para a consolidação de uma política nacional de educação escolar indígena e reafirmar o direito a uma educação específica, diferenciada e multilíngue.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia