Governo de Rondônia
22/12/2024

MATRÍCULA ESCOLAR

Chamada escolar estadual inicia com mais de 21 mil vagas disponíveis

26 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Movimentação na Escola Estadual Anísio Teixeira, em Porto Velho, estava tranquila no primeiro dia da chamada escolar

Tranquila movimentação na Escola Estadual Anísio Teixeira, em Porto Velho, no primeiro dia da chamada escolar

Começou nesta segunda-feira (26) a chamada escolar da rede pública estadual em Rondônia. Ao todo, cerca de 21 mil vagas são ofertadas nas escolas estaduais para atender alunos do ensino fundamental e médio, de acordo com a Gerência da Tecnologia de Informação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O período da chamada escolar, que segue até sexta-feira (30), é destinado aos estudantes que não pertencem à rede estadual de educação, vindo da rede privada ou federal ou de outro Estado.

Na grande maioria das escolas estaduais, a movimentação neste primeiro dia da chamada escolar é tranquila. Das 436 escolas estaduais, mais de 350 unidades participam, simultaneamente, da chamada escolar estadual, garantindo a igualdade na oferta de vagas em todo o Estado. As demais que não estão incluídas no processo de matrícula são escolas conveniadas, militares, religiosas e/ou indígenas.

Em Porto Velho, as vagas ultrapassam cinco mil, no entanto, segundo a Coordenação Regional de Educação (CRE) da capital, nas escolas centrais não há mais vagas. A coordenadora da CRE, Irany Oliveira, explica que isso acontece porque estas instituições são as mais procuradas pelos os pais, mesmo antes da chamada escolar. “São escolas localizadas no centro da cidade e que tem ‘nome’ por conta do histórico e, com isso, os pais insistem em por os filhos nestas escolas. Então, quando chega a chamada escolar, restam poucas vagas ou nem uma”, comenta.

Pais devem se informar na escola sobre vagas escolares

Pais devem se informar na escola sobre vagas escolares

A coordenadora lembra sobre a orientação da Seduc, de matricular os filhos em unidades escolares próximas da residência. “Todas estas escolas centrais estão informando que não há mais vagas. Para evitar tumulto e até mesmo desgaste aos pais, orientamos que matriculem os filhos perto de casa”, pondera Irany, que informa ter a equipe da CRE preparada para localizar as vagas aos pais que não conseguirem.

Para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a chamada escolar da rede estadual ocorrerá tranquilamente em todas as escolas estaduais que participam do processo. “Nossos gestores e toda a equipe técnica das escolas  estão preparados para receber e orientar os pais durante este período”, afirma.

Os pais que participarão da chamada escolar deverão apresentar, no ato da matrícula, o histórico ou declaração escolar do filho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG, foto 3×4 e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do aluno para eventuais atendimentos médicos.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo