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EDUCAÇÃO

Aulas recomeçam na escola Lydia Jhonson com 80% de rematriculados e novas vagas para o Ensino Médio integral

15 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Maioria dos estudantes optaram por permanecer na escola Lydia Jhonson no segundo ano do projeto Asas do Saber

 

Criar uma escola que rompesse com as metodologias tradicionais e trouxesse aos alunos inovação ao ensinar a tal ponto que despertasse o interesse até daqueles que  estavam fora da sala de aula. Essa era a missão da escola de ensino integral Lydia Jhonson ao desenvolver o projeto piloto Asas do Saber, que agora colhe como resultado a aceitação da nova metodologia pela maioria dos estudantes.

De acordo com o diretor Alcir Tavares da Silva, cerca de 80% dos estudantes permaneceram na escola este ano. As poucas desistências, segundo ele, estão relacionadas à distância e a opção dos alunos por substituir os estudos pelo trabalho. ‘‘Acho que é uma vitória termos ficado com 80%, é um reflexo muito positivo’’, considera. A escola conseguiu reter estudantes como Andreina Lohana Damasceno, 17 anos.

‘‘É uma escola que tem uma estrutura muito boa, temos um ótimo relacionamento com os professores, com todos os servidores. Aqui temos a chance de escrever uma nova história. Os professores nos motivam e até nos inspiram. Depois que vim para cá, mudei meus planos. Quero me formar em Educação Física e estagiar na escola Lydia Jhonson. Aqui a gente aprende a acreditar mais em nós mesmos e não desistir do que queremos’’, afirma Lohana.

A estudante Lohana Damasceno afirma que escola ajuda a escrever uma nova história e lutar pelos seus sonhos

NOVAS VAGAS

E mais gente terá a oportunidade de também estudar na escola este ano. De acordo com o diretor, 150 novas vagas para o 1º ano do Ensino Médio foram abertas. ‘‘Foram ocupadas cerca de 40% das vagas. De cinco turmas que pretendemos formar, foram formadas duas novas turmas’’, disse. Igor Wesllen da Silva, 16 anos, é um desses novos alunos. A ansiedade era tanto para conhecer a nova escola que ele revela que acordou bem cedo para o primeiro dia de aula.

‘‘Foi meu pai que me indicou essa escola. Eu vim conhecer e gostei. Fui bem recebido. É diferente de todas as escolas que estudei. Aqui já fiz novas amizades, os professores além de serem qualificados, são amigos. Eu quero mesmo abraçar essa chance, aprender cada vez mais e lá no futuro terei boas lembranças dessa escola. Para aqueles que ainda não se decidiram em vir para cá, eu digo que vale a pena e podem ter a certeza que serão bem recebidos’’, afirma Igor.

As matrículas para novos alunos serão feitas até meados de março, basta comparecer a escola, que está localizada na rua das Associações, 2899, bairro Costa e Silva, de segunda à sexta-feira. ‘‘E só trazer os documentos de praxe. Estamos prontos para receber esse novo alunado. Aqueles que estejam interessados em educação integral com aprendizagem diferenciada, a escola está de portas abertas para recebê-los, principalmente os que estão fora da sala de aula e com defasagem entre idade e série’’, afirma o diretor.

DESAFIO

A escola conta com 15 professores concursados, é de ensino integral e tem aulas diferenciadas como de música, cinema e teatro. Para este ano, haverá novidades. ‘‘A pista de skate está sendo finalizada e teremos mais essa aula. O tatame para as aulas de judô também ficará pronto em breve’’, afirma o diretor.

Os alunos têm direito a café da manhã, almoço e lanche da tarde. A escola também disponibiliza duas linhas de ônibus para alunos da zona Leste. Um com saída do Orgulho do Madeira e outro do bairro Ulisses Guimarães. Os alunos também têm direito a auxílio no valor de R$ 200. Segundo o diretor, o edital para se habilitar para o recebimento desse auxílio foi lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em dezembro do ano passado.

O diretor Alcir Tavares aponta as vantagens de estudar em uma escola integral de ensino diferenciado

‘‘De mais de 100 alunos, 60 se inscreveram para receber o auxílio, desses 37 apresentaram a documentação exigida e entre o final de fevereiro a começo de março, eles já receberam esse auxílio permanência’’, disse. Um novo edital previsto para ser lançado em março dará uma nova chance aqueles que não conseguiram se inscrever no ano passado e também para os novatos.

O desafio de provocar mudanças na forma de ensinar foi lançado pelo governador Confúcio Moura e iniciado em agosto de 2017 na Lydia Jonshon. ‘‘É uma ideia fantástica, um sonho maravilhoso ver essa preocupação com a educação dos jovens. O início não foi fácil, superamos muitas dificuldades, mas hoje já sabemos como lidar com os jovens e entregar aquilo que eles ansiavam que era uma educação diferente. Aqui eles conseguem aprender se divertindo e hoje amam a escola’’, considera.

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Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Sociedade


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