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13/11/2024

INCLUSÃO

Atendimento educacional especializado reforça aprendizado para alunos da escola 21 de Abril

20 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O local dispõe de uma sala com recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado

Dentro da perspectiva da Educação Inclusiva, o Governo de Rondônia segue investindo para proporcionar um ambiente de aprendizado melhor a cada dia. E uma dessas unidades de ensino, é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 21 de abril. O local dispõe de uma sala com recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado. Na escola são atendidos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento nos períodos da manhã e tarde. A escola também dispõe de quatro intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas turmas de 6° ao 9º ano.

A escola também dispõe de quatro intérpretes de Libras 

A mãe de um dos alunos, explica o desenvolvimento do filho desde que começou a frequentar a sala de recursos. “Ele estuda à tarde e pela manhã vem duas vezes na semana. Antes ele estava tendo muita dificuldade em acompanhar as aulas devido à paralisia cerebral. Graças a Deus existe esta escola para o meu filho. Ele gosta muito das atividades que são realizadas. É o mundinho dele aprender. Na sala ele se sente incluído”, comemora.

Segundo a diretora da escola, Lúcia Lopes Leite, a sala de recursos multifuncionais existe há seis anos, mas devido à pandemia, teve as aulas suspensas; retornando em março do de 2022. “Para que o aluno tenha acesso é necessário os pais ou responsáveis apresentarem um laudo, que será avaliado pelas professoras auxiliares para que sejam realizadas as atividades de acordo com as habilidades de cada um. São atividades diversas, e os pais também recebem orientações em algumas atividades para ajudarem os filhos em casa”, ressaltou.

Atividades são realizadas para ajudarem os filhos em casa

A professora bilíngue, Deniziane Saraiva Reis trabalha há 11 anos na Unidade e há um ano na sala de recursos multifuncionais. Atua diretamente com alunos surdos. “Eu atendo crianças surdas e com Transtorno do Aspecto Autista – TEA. Ensino as duas línguas: as Libras e o português escrito. As atividades em sua maioria, são visuais e utilizo muito figuras e vídeos em Libras e atividades impressas. Trabalhamos individualmente cada uma dentro das suas habilidades”, destacou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a gestão tem investido para garantir o convívio dessas crianças no ambiente escolar. “Na verdade, a educação inclusiva diz respeito a todos, ou seja: todos nós somos responsáveis para que a inclusão de fato aconteça, tanto no ambiente escolar quanto na comunidade como um todo”, salientou.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mostram que 24% da população possuem algum tipo de deficiência. Outro dado é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, mostra que 1 bilhão de pessoas de todo o mundo se enquadra neste cenário, sendo que 93 milhões são crianças.


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Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


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