18/07/2024

Arte Barão foi show de inclusão e solidariedade

26 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os jovens estudantes da tradicional Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão do Solimões, localizada em Porto Velho, foram o show maior durante a realização, na última sexta-feira (22), da oitava edição do projeto “Arte Barão”, com apresentação de valores artísticos  dentre os próprios alunos e artistas convidados, programação com apoio técnico do  professor e músico Erivaldo Trindade, o Bado.

O Projeto Arte Barão foi considerado um sucesso pelo público presente a quadra da escola

A denominação “Arte Barão” só passou a ser adotada a partir de 2014, sendo que a primeira edição, em 2012 foi “Sexta Show”, já estando integrado ao calendário escolar, e a plateia formada além de professores, estudantes e seus familiares, também por muitos  muitos convidados e familiares

Durante mais de duas horas, com a quadra do Barão lotada, os valores artísticos da escola foram mostrados em várias formas, desde fotografias, colagens, pinturas, poesia, dança e muita música, com interpretações especiais por estudantes de todas as turmas, mas totalmente integrados às atividades da escola. “Uma demonstração importante de que a adesão da comunidade do Barão  foi total”, disse o diretor Marcelo Araújo.

As apresentações foram elogiadas por várias pessoas, algumas lembrando ter filhos em outras escolas e não notarem esse clima de participação que aconteceu  na escola onde em 1944 foi instalado o Território Federal. Dona Marta M. disse que já era a segunda vez que vinha assistir e que ficou muito emocionada pelas apresentações de alunos especiais, “mostrando que no Barão a palavra “inserção” está sendo praticada”.

O universitário Richard Oliveira disse que ia passando em frente à escola e  ao ouvir a manifestação da plateia resolveu entrar. “Valeu a pena. Tivemos manifestações as mais diversas de estudantes em variadas expressões artísticas. Espero que essa ideia alcance outras escolas”, disse.

Texto: Lúcio Albuquerque
Fotos: Divulgação/Lúcio Albuquerque