19/07/2024

ENEM

Alunos do 3° ano da rede pública estadual de Porto Velho se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio

21 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem trabalhado com os alunos do 3° ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino visando à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dia 5 e 6 de novembro. É por meio da nota do Enem que o estudante tem acesso às universidades públicas e a programas de financiamento estudantil do governo federal.

Em Rondônia houve um total de 91.255 inscritos no Enem/2015.

Aulões ajudam os alunos a se prepararem para o Enem

A Coordenadora Regional de Educação de Porto Velho (CRE), Irany de Oliveira, disse que a jurisdição da CRE da capital tem 97 escolas, das quais 46 trabalham com alunos do 3° ano, e que estão se preparando para o Enem.

Conforme Irany de Oliveira, as escolas da rede pública estadual em Porto Velho têm tradição nesse trabalho voltado à preparação dos alunos para a prova do Enem. “Ano passado, as cinco escolas do estado com as melhores notas foram de Porto Velho”, afirmou a coordenadora.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Bento da Costa foi a primeira instituição a implantar o projeto “Terceirão”. “Com a passar dos anos, por causa dos resultados, a escola foi ganhando nome e tradição nesse trabalho. Entre as cinco melhores estão a Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Barão do Solimões, Anísio Teixeira, John Kennedy e Colégio Tiradentes da Polícia Militar”.

As escolas começam a desenvolver o “Terceirão” no início do ano letivo, com aulões específicos com conteúdo para o Enem, os chamados “Corujões”; e fazem parcerias com faculdades locais, professores da ativa e aposentados dessas instituições são voluntários no projeto.

De acordo com Irany, no segundo semestre, as escolas vão fazer um trabalho com a família dos alunos, para que todos entendam a importância do Enem na vida de seus filhos. E para que não haja confusão de horário de Brasília com horário local, principalmente, que na ocasião do Enem vai estar em vigor o horário de verão.

As instituições de ensino usam também a Plataforma Hora do Enem, programa que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza plano de estudos com aulas e exercícios de acordo com a necessidade do aluno. Dia 13 de agosto acontecerá o terceiro simulado nacional do Enem, tudo oferecido a custo zero.

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) também está desenvolvendo o projeto “Rondônia pela Educação”, com o qual o governo do estado assinou termo de adesão. Na primeira semana de agosto, será lançada a campanha “Todos pelo Enem: Você também faz parte!

Com o retorno das aulas, as escolas da rede estadual de ensino farão um trabalho para identificar os alunos que evadiram da escola. “Nosso objetivo é trazer esse aluno de volta e buscar meios para ajudá-lo a recuperar as notas baixas e disciplinas que foi reprovado encaminhando para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Secom