Governo de Rondônia
12/01/2025

HOMENAGEM

Adjunto da Seduc participa de sessão solene na Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia do Professor

15 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Em sessão solene na Assembleia Legislativa, o secretário adjunto de Estado da Educação, Márcio Félix, fez discurso em homenagem ao dia do professor, comemorado nesta quinta-feira (15). Félix destacou o esforço do governo em melhorar as condições de trabalho dos professores e, concomitantemente, fortalecer as ações que visam aprimorar a qualidade do ensino público na rede estadual de ensino.
Adjunto da Seduc, Márcio Félix, participou da sessão solene na Assembleia Legislativa em homenagem aos professores

Márcio Félix destacou ações do governo para melhorar a educação em Rondônia

“Apesar dos recursos terem sido reduzidos pelo governo Federal, o governo do estado vem viabilizando verbas com o objetivo de qualificar a educação do nosso estado”, pontuou Félix, ao mencionar os projetos em andamento na Seduc.

Na presença de dezenas de autoridades, deputados e educadores, o adjunto da Seduc ressaltou que ainda que o estado tenha se empenhado ao máximo para melhorar salários e infraestrutura, o que de fato determina a mudança na educação é a presença do professor. “É a presença de professores e professoras entusiasmados, capacitados e respeitados que, sem dúvida, faz a diferença na nossa educação”, destacou.
Entre os projetos em andamento na Seduc, Félix citou dois. O primeiro foi o Ensino por Mediação Tecnológica, projeto que segundo o secretário vai aumentar o número de alunos, sobretudo nas áreas de difícil acesso, e também reduzir custos operacionais, como transporte. “As aulas via satélite, através de recursos audiovisuais, vão permitir que atendamos a mais alunos, em locais onde o acesso é caro e difícil, possibilitando que eles aprendam sem grandes deslocamentos”, afirmou Márcio Félix.
Ainda segundo ele, o Ensino por Mediação Tecnológica contará com os melhores professores, após processo seletivo. “Outro problema que a educação enfrenta em todo Brasil é a falta de professores e, nesse programa, essa questão será resolvida”, disse o secretário ao lembrar que através da mediação tecnológica, um único professor atenderá a várias turmas espalhadas pelo estado. O outro programa destacado pelo secretário, foi o Professor Itinerante, que visa levar professores às cidades onde a escassez desses profissionais é maior.
Em viagem a Brasília, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, participou de reunião dos secretários de Educação dos estados com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e por telefone informou que apesar de todas as dificuldades da educação no Brasil, o estado tem apresentado números e projetos que podem, em breve, colocar Rondônia em destaque nacional.
“A Seduc tem se esforçado para fazer todo possível para melhorar a qualidade da nossa educação, mas é o professor que tem a capacidade de mudar, positivamente, o cenário do ensino público rondoniense”, destacou Fátima ao ressaltar a importância do professor na execução de políticas públicas de promoção da educação.
Ela também lembrou que somente alguns estados a educação não entrou em greve, e que Rondônia é um deles. “Observando os critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal, o estado atendeu ao que foi possível e, por conta disso, nossos professores não entraram em greve”, ressaltou, reforçando que a greve é extremamente prejudicial à sociedade e empobrece a qualidade da educação.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo