19/07/2024

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Ações de enfrentamento à crise hídrica do governo de RO envolvem estudantes da rede pública

19 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes foram orientados para adoção de práticas sustentáveis, tanto em casa quanto na escola

Desde o início de 2024, com a gravidade da crise hídrica que assola a região Norte, o governo de Rondônia vem intensificando os esforços para promover a sensibilização e a educação sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. Através de uma abordagem interdisciplinar, estudantes são orientados a compreender a situação hídrica do estado e, principalmente, a participar ativamente na mitigação dos impactos da seca.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), membro ativo do Comitê de Crise Hídrica do estado, realiza discussões do tema durante as aulas e realiza diversas atividades como palestras, rodas de conversa, apresentações musicais e teatrais, a partir dos objetivos propostos no plano de enfrentamento à crise hídrica da educação básica de Rondônia, e dos eixos norteadores definidos no Guia Pedagógico para enfrentamento à crise hídrica no estado, elaborados pela secretaria.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as atividades de educação ambiental são fundamentais para conscientização e conservação dos recursos hídricos, e refletem em benefícios diretos à população. “As ações incentivam à proteção do meio ambiente, com medidas voltadas para economia de água, beneficiando toda a comunidade escolar”, ressaltou.

Diversas atividades como palestras, rodas de conversa, apresentações musicais e teatrais foram desenvolvidas

Conforme a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, as estratégias vão desde atividades lúdicas a discussões mais sérias, a fim de atingir diferentes faixas etárias. “Sobre o uso racional da água, os estudantes foram orientados para adoção de práticas sustentáveis, tanto em casa quanto na escola. Inclusive, considerando que a seca afeta a todos e só pode ser enfrentada de maneira integrada e conjunta. As ações abrangeram toda a comunidade escolar, destacando-se reuniões realizadas com os pais e responsáveis dos alunos para que também façam parte do enfrentamento à crise hídrica”, salientou.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No ambiente escolar foram tomadas diversas medidas para economia de água, como a troca de torneiras ineficientes, a fixação de placas de aviso e lembretes para o uso consciente da água, além do aproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado. “Mesmo gestos pequenos, quando multiplicados, podem surtir um grande efeito. Tendo em vista que a seca faz parte de um conjunto maior de desafios ambientais, também foram realizadas ações que visam à conservação do meio ambiente”, destacou a titular da Seduc.

Além de eventos e campanhas de preservação dos recursos hídricos, foram trazidos para discussão, os riscos enfrentados pela flora e fauna amazônicas. Dentre as iniciativas concretizadas estão o plantio de mudas em algumas escolas estaduais, ação efetuada em conjunto com o aproveitamento da água expelida pelos aparelhos de ar condicionado, utilizadas para regar as plantas novas e as já existentes.

Medidas para economia de água, como fixação de placas de aviso foram realizadas

A secretária da Seduc frisou ainda que, a fim de expandir potencialidades e oferecer experiências diversificadas relacionadas ao enfrentamento da crise hídrica aos alunos, foram realizadas diversas parcerias com outras instituições e entidades.

Foram realizadas palestras pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), de Ji-Paraná, oferecidas a estudantes da Escola de Estadual de Ensino Fundamental e Médio Beatriz Ferreira da Silva, durante visita ao Parque Ecológico Municipal do município. E ainda, visitas à centros de abastecimento e tratamento da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd).

“As ações foram importantes para a compreensão dos processos necessários para que a água chegue até os lares. Todas as ações concluídas, em andamento e previstas até o final do ano possuem o mesmo objetivo, diminuir os impactos da seca, que afeta diretamente o dia a dia da população”, enfatizou a titular da Seduc.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Elaine Santos
Fotos: Coordenadoria Regional de Educação (CRE)

Água, Cidadania, Crise Hídrica, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Meio Ambiente, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saneamento, Servidores, Sociedade