Governo de Rondônia
12/01/2025

EDUCAÇÃO

Secretária da Educação de Rondônia participa de lançamento da Base Nacional Comum Curricular em Brasília

16 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Com a  presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a Secretaria  de Educação Básica do MEC apresentará na tarde desta quarta-feira (26) a proposta preliminar para discussão da Base Nacional Comum Curricular. A secretária da Educação de Rondônia, Fátima Gavioli, participa da solenidade, que acontecerá no auditório do Espaço Anísio Teixeira – sede da Capes, em Brasília.
Fátima Gavioli (c) com o ministro Janine (e) e representantes do MEC

Fátima Gavioli (c) com o ministro Janine (e) e representantes do MEC

A proposta organizada pelo MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime), segundo Fátima Gavioli, apresenta os princípios que irão nortear a elaboração da Base nas áreas de ciências humanas e linguagens.

O secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, explicou que o trabalho tem tomado como ponto de partida propostas e parâmetros curriculares que já estão em vigor em estados e municípios, que também têm sido parceiros na elaboração. “Será uma referência curricular nacional, daí a importância da participação das redes, das escolas, dos municípios e dos estados, que serão os principais responsáveis pela transformação dessa referência curricular em práticas de ensino e em programas de trabalho”, destacou.

Atualmente, o documento é elaborado no MEC por uma comissão de 116 especialistas e 10 assessores, representantes de 37 instituições de ensino superior e de redes municipais e estaduais da educação básica.

O resultado desse trabalho, conforme explicou a secretária de Rondônia,  será publicado ainda nesta quarta-feira e ficará aberto a consulta pública para receber sugestões. A versão final do documento deve ser entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até 16 de junho de 2016.

Na apresentação, o diretor de Currículos e Educação Integral do MEC, Ítalo Dutra, explicou como será o funcionamento da consulta pública. Por meio do portal da Base (basenacionalcomum.mec.gov.br), serão abertos três canais diferentes de participação: um para receber sugestões individuais de qualquer cidadão, outro aberto às associações científicas, profissionais, movimentos sociais e demais organizações da sociedade civil, para que cada entidade possa se cadastrar e apresentar uma proposta de mudança ao documento preliminar; e, por fim, um canal ligado às redes de educação básica, para a participação organizada de professores, estudantes, diretores e escolas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo