14/09/2024

ZOONOSES E VETORES

Profissionais serão capacitados em vigilância de arboviroses e uso de plataforma de monitoramento

13 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Evento objetiva capacitar profissionais para aprimorar o combate e prevenção das doenças, e integrar vigilância de zoonoses com o uso da tecnologia

O governo de Rondônia promove entre os dias 16 e 20 de setembro, um treinamento sobre Vigilância de Arboviroses Zoonóticas aplicado à Vigilância Animal e uma oficina para formação de multiplicadores no uso da plataforma SISS-Geo, ferramenta para monitoramento em tempo real de doenças na fauna silvestre, ajudando a antecipar surtos que possam afetar seres humanos. O evento, realizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), vai acontecer em um hotel localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 491, Bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, ressaltou que o evento objetiva capacitar profissionais da saúde para aprimorar o combate e a prevenção das doenças no estado, e integrar a vigilância de zoonoses com o uso da tecnologia, tornando as respostas mais rápidas e precisas.

ABERTURA

Na abertura do evento, a técnica da Gerência de Vigilância Ambiental (GTVAM) da Agevisa/RO, Suzemar Ferreira Moreira, exibirá um panorama sobre a vigilância das arboviroses zoonóticas no estado de Rondônia. A apresentação inclui os desafios e estratégias utilizadas no monitoramento de doenças como a febre amarela, febre do Nilo Ocidental e febre do Oropouche, que têm impacto na saúde pública da região.

CRONOGRAMA

Outro ponto de destaque será o treinamento no uso da plataforma SISS-Geo, uma ferramenta tecnológica desenvolvida ao monitoramento em tempo real de zoonoses e vetores. O aplicativo SISS-Geo é leve e pode ser baixado no smartphone com sistema Android. A plataforma, elaborada para registrar, online ou offline, as observações de maneira rápida, simples e eficiente, contribui de forma direta com a construção de um sistema de utilidade pública para prevenção de doenças, em animais e em pessoas. Técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estarão à frente da capacitação, demonstrando como os participantes poderão registrar e analisar dados por meio do aplicativo e da versão web da plataforma.

O intuito é integrar a vigilância de zoonoses com o uso da tecnologia, tornando as respostas mais rápidas e precisas.

Os técnicos do Ministério da Saúde (MS) ficarão responsáveis pela abordagem do Sistema Nacional de Vigilância de Arboviroses, com destaque para febre amarela, vigilância de primatas não humanos, equídeos e aves silvestres. O conteúdo teórico será complementado por atividades práticas, nas quais os participantes serão divididos em grupos para realizar exercícios de vigilância animal e entomológica, aplicando métodos de coleta de amostras e estratégias de biossegurança.

ENCERRAMENTO

No último dia será realizado um simulado integrado de vigilância de arboviroses zoonóticas em um ambiente silvestre. Os participantes vão aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do treinamento, utilizando a plataforma SISS-Geo para registrar os dados coletados. O simulado servirá como uma avaliação prática, a fim de permitir e identificar melhorias nas estratégias de vigilância.

PROTEÇÃO À SAÚDE

Com a capacitação, o governo de Rondônia procura garantir que os profissionais de saúde estejam prontos para enfrentar as arboviroses que afetam a região. O uso de tecnologias inovadoras, como a plataforma SISS-Geo, aliado ao fortalecimento da vigilância, refletem o engajamento do estado em proteger a saúde pública e garantir respostas rápidas e eficientes no controle dessas doenças.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Cristian Alves

Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade, Tecnologia