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EDUCAÇÃO

Escola Fernanda Souza de Paula adota Projeto Palavras que En(cantam)

22 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernanda Souza de Paula, localizada em Espigão do Oeste, participam do Projeto Palavras que En(cantan) e de forma diferenciada utilizam a música como forma de leitura. O projeto tem a adesão de dezenas de estudantes e conta com apoio do coordenador Regional de Educação de Espigão do Oeste, professor Adjalma Rocha de Souza.

A professora Noemi Flor disse que ” a música, sem dúvidas, é um poderoso instrumento capaz de auxiliar, e potencializar, o desenvolvimento infantil. De acordo com os educadores que utilizam essa abordagem de ensino, a música é capaz de melhorar significativamente a memória, criatividade, consciência corporal, concentração e a motricidade”

Para a professora Mariana Barbosa Camporeis  “a música é uma das expressões mais antigas da humanidade, consolidada como uma das expressões mais fortes da cultura de cada povo”.

O projeto vem conquistando os estudantes da Escola Fernanda Souza de  Paula

Sabe-se que a história admite que é do ano de 60.000 a.C. o registro das primeiras flautas, feitas de osso na época. Entretanto, só na Grécia Antiga a música passou a ser uma manifestação artística como conhecemos hoje.

O professor Adjalma destacou que na educação, os conhecimentos teóricos se juntam a outras atividades, como as brincadeiras, e por que não, com a música. Seu uso na escola, além de deixar as aulas mais dinâmicas, é capaz de promover o estímulo de áreas específicas do cérebro. Locais onde a leitura e escrita não conseguem atingir com tanta eficiência.

Por todos esses benefícios, muitas escolas têm investido na inclusão da música em suas atividades. Valendo- se de disciplinas específicas ou projetos como este. Mas engana-se quem pensa que só quem tem formação em música pode trabalhar o tema.

A música, dentro da escola, pode ser uma grande aliada dos professores de todas as séries da educação básica. Entretanto, para os alunos da educação infantil os benefícios são ainda maiores, conforme todas as informações citadas acima.

As crianças têm a música, naturalmente, inserida em suas vidas desde muito cedo. Sejam nas canções de ninar, brincadeiras, desenhos animados ou filmes.

Todos estes estímulos são facilitadores para que elas tenham maior apreço pela música. Assim, nada melhor do que usar um recurso capaz de tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso, e por consequência, mais efetivo.

Os objetivos do Projeto Palavras que En(cantam) são os de conhecer os instrumentos musicais e os diferentes sons que eles produzem; ampliar a percepção auditiva por meio de  sons distintos; utilizar a música enquanto instrumento de ensino e aprendizagem; explorar os sons feitos pelo corpo humano: assobiar, bater palmas, bater os pés, barulhos feitos com a boca, etc.; desenvolver a capacidade de imitação de sons; estimular a interação social por meio da música; implementar a música na rotina diária durante algum período e estimular o desenvolvimento e expressão corporal por meio da dança.

 


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Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Noemi Flor
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


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