INFLUENZA

Vacinas contra gripe são entregues às regionais de saúde de Rondônia, para vacinação imediata

23 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Região Norte do Brasil recebeu com antecipação do MS, a vacina contra a gripe

A região Norte do Brasil recebeu com antecipação do Ministério da Saúde – MS, a vacina contra a gripe. A medida tem como um dos motivos, a vulnerabilidade do cidadão, ocasionada pelo período de chuvas. O Governo de Rondônia iniciou esta semana, a distribuição das vacinas para as regionais de saúde. Todos os municípios ao receberem das regionais, poderão fazer o cronograma de campanha para aplicação, conforme informou a técnica da Coordenação Estadual de Imunização da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Eliza Ferraz.

VACINA

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus Influenza, que é transmitido por gotículas de secreção respiratória e saliva, que podem estar suspensas no ar ou depositadas sobre superfícies. A vacina, ainda, é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.

“A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde – SUS é do tipo trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma da influenza B. Quando uma pessoa é vacinada, o seu sistema imunológico reconhece as proteínas do vírus, produz anticorpos e células protetoras contra as cepas presentes na vacina que tomou”, finalizou Eliza.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça a importância da imunização contra a Influenza. “O objetivo é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças. A vacinação é a forma eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações”, disse.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima evidencia quanto à constante mudança do vírus, a qual requer atenção com a imunização de ano em ano. “Não haverá um dia D para vacinação, a campanha já começou oficialmente no Estado, inclusive Porto Velho recebeu o imunizante e começou a atender o público prioritário. O imunizante protege contra os três subtipos do vírus que mais circulam na sociedade”, pontuou.

PÚBLICO PRIORITÁRIO

O público prioritário a ser atendido pela imunização municipal são: crianças de seis meses a cinco  anos (11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, trabalhadores da saúde, servidores do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com comorbidades, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, da força de segurança e salvamento e das forças armadas.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Frank Néry