SAÚDE

Termo de Cooperação entre Agevisa e Espigão do Oeste prevê padronização das vigilâncias em saúde do município

17 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Diretora geral da Agevisa e o vice-prefeito de Espigão assinando o Termo de Cooperação

A Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) assinou na manhã desta quinta-feira (17), em Porto Velho, um Termo de Cooperação com o Poder Executivo do município de Espigão do Oeste, para assessoramento de reestruturação da vigilância em saúde na cidade.

O município é o primeiro a fazer o convênio com a autarquia estadual, e servirá como projeto piloto para os demais municípios do estado, onde a Agevisa pretende também orientar no processo de fortalecimento das políticas das vigilâncias sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador e ambiental.

“Bom que os vereadores estejam acompanhando esse momento para que a ação não fique só no papel, mas que eles fiscalizem e cobrem a execução e aplicação da unificação das vigilâncias”, disse a diretora geral da Agevisa, Ana Flora Gehardt.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Espigão, Valtinho Lara, falou sobre a importância do convênio para o município, com a troca de experiências e orientações da Agevisa. “Não temos atualmente as vigilâncias organizadas, a legislação é confusa quanto às atribuições e competências de cada uma e isso deixa a desejar no trabalho a se desenvolver. Também teremos ainda mais apoio do Estado com a organização, inclusive estaremos recebendo uma câmara fria, e reorganizando das salas de vacina para atender melhor à nossa população”, declarou.

Ana Flora reforçou que, com a unificação e padronização necessárias nas vigilâncias, a prevenção deve ser o principal foco do município. “Quando as pessoas estão imunizadas, quando se trabalha a prevenção, menos problemas e prejuízos com adoecimentos haverá”, enfatizou.

Diferente de muitos convênios, o Termo de Cooperação prevê a assessoria na reestruturação de pessoal das unidades de vigilância, na legislação, nos processos de trabalho e na relação com os setores regulados. Além do vice-prefeito, estavam presentes na cerimônia de assinatura os vereadores da cidade Saiara Toledo, Genésio Mateus, e o presidente da Câmara Municipal de Espigão, Joveci Bevenuto.

Texto: Vanessa Farias
Fotos: Pedro Odilon

Convênios, Evento, Governo, Infraestrutura, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço