03/05/2024

Técnicos municipais são capacitados pela Agevisa para o controle de zoonoses

30 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia realiza desde terça-feira (29) até esta quinta-feira (1), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, Capacitação em Ações Básicas de Controle de Zoonoses (raiva, hantavirose, febre maculosa, leptospirose)  Controle de Pragas e Quirópteros e Prevenção de Acidentes por animais Peçonhentos.

Matéria AGEVISA Capacita Técnicos para Controle de Zoonoses - Fotos Admilson Knightz (16)

As cidades se tornam ambientes propícios para a proliferação da leptospirose, principalmente durante as enchentes

O objetivo da capacitação é atualizar os técnicos municipais, que atuam na vigilância e centros de controle de zoonoses e canis municipais, com as noções básicas e ações de prevenção e controle  de animais peçonhentos e zoonoses, doenças transmitidas para o homem através de animais.

De acordo com Cesarino Júnior Lima Aprígio, gerente técnico de Vigilância em Saúde Ambiental da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o maior problema enfrentado pelos municípios, principalmente Porto Velho, é a leptospirose, doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais, e transmitida ao homem principalmente durante as enchentes.

“As cidades se tornam ambientes propícios para a proliferação da leptospirose também por falta de saneamento básico e acúmulo de lixo em terrenos baldios. Já na zona rural a maior demanda é o controle das pragas e animais peçonhentos, como morcegos e cobras”, afirmou.

“O papel da Agência de  Vigilância e Saúde é auxiliar os técnicos municipais não só no controle e prevenção de zoonozes, mas, também, na educação e sensibilização da população para cuidar do ambiente em que vivem”, destacou Cesarino Aprígio.

Para William dos Santos, diretor de Fiscalização e Vigilância Sanitária e Ambiental em saúde do município de Governador Jorge Teixeira, a capacitação é de suma importância, e contribui para o desenvolvimento do trabalho de controle e prevenção nos municípios. “Neste espaço temos a oportunidade de trocar informações com os técnicos de outros municípios e com os agentes da Agência Estadual e debater novas soluções para os casos de zoonoses, diante das especificidades de cada município”, frisou.

A capacitação conta com a participação de técnicos de vigilância e saúde de 42 municípios de Rondônia que terão acesso a diversas palestras sobre medidas de controle de roedores, prevenção de acidentes por animais peçonhentos, leishmaniose em cães, medidas preventivas de pombos urbanos, ações básicas de controle da raiva, entre outras.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Admilson Knightz