24/06/2024

CAPACITAÇÃO

Técnicos da Vigilância Sanitária e secretarias municipais de saúde treinam para notificar gripe H1N1

10 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos em treinamento para se tornarem multiplicadores das ações contra a H1N1

Servidores da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), das secretarias municipais de saúde de Porto Velho, Cacoal, Ariquemes e Ji-Paraná estão participando de um treinamento para descentralizar o sistema de informação da Influenza em Rondônia. Os 25 profissionais vão ser responsáveis pela multiplicação da capacitação nos próprios municípios e região.

A enfermeira Maria Zilda Barroso Soares, coordenadora estadual da Vigilância da Influenza/NVE/GTVAE/Agevisa, disse que só o estado fazia o gerenciamento, mas que a partir de agora todas as Gerências Regionais de Saúde estão habilitadas a inserir,  monitorar e  notificar os casos. Segundo ela, a influenza H1N1 está controlada dentro do estado. “O que temos são registros da Influenza A e B”, afirmou.

Nesta quinta-feira (10) será realizada uma visita técnica às Unidades Sentinelas da Síndrome Respiratória Aguda Grave –   UTI e Gripal no Cemetron, na Policlínica José Adelino, no Hospital Infantil Cosme e Damião e no Hospital 9 de Julho.

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Maicon Lemes