SAÚDE PÚBLICA

Rondônia Reforça Resposta a Emergências em Saúde com Oficina de Integração

31 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes de 15 municípios do Estado estão envolvidos na capacitação

Profissionais da saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal se reúnem em Porto Velho, na segunda-feira (30) e nesta terça-feira, para participarem da Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta em Saúde Pública. O evento foi organizado pelo Departamento de Emergência em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DEMSP/SVSA/MS).

O objetivo da oficina é fortalecer a vigilância em saúde no Estado, promovendo a integração entre todas as instituições, setores e áreas técnicas envolvidas nas ações de preparação, vigilância e resposta a emergências em saúde pública. A ideia é aprimorar práticas de detecção, notificação, investigação e resposta a eventos e agravos.

A representante do Ministério da Saúde, Barbara Salvi destacou a importância do desenvolvimento das oficinas para o envolvimento de todos os níveis da gestão pública. “São estratégias que envolvem todos os entes de vigilância em saúde e fortalecem as respostas em situações de emergências”, afirmou.

Durante a oficina, serão considerados os pontos fortes e os de atenção nos eixos de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública. Emergências desse tipo abrangem uma variedade de situações, desde surtos e epidemias até desastres naturais, exigindo medidas urgentes de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública.

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou a participação dos representantes dos 15 municípios do Estado e ressaltou a importância do evento para garantir a saúde pública, enfatizando a necessidade de uma ação coordenada em situações de surto. “Somos a sétima capital a receber a oficina, e agradecemos o benefício, pois assim podemos fazer a engrenagem funcionar melhor e acrescentar qualidade à vigilância em saúde”. afirmou.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon