Governo de Rondônia
27/04/2024

OUTUBRO VERDE

Rondônia busca certificação nacional de eliminação da sífilis com ações de prevenção combinada

24 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Na reunião foi apresentado o perfil epidemiológico da sífilis, no Estado e as ações da Agência para vigilância, prevenção, controle

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa realizou na segunda-feira (23), em Porto Velho, uma solenidade em alusão à Campanha “Outubro Verde”, com o tema “transmita só amor para seu filho”, mês de combate à sífilis e sífilis congênita.

Na reunião foi apresentado pela gerente técnica de vigilância epidemiológica, Arlete Baldez, o perfil epidemiológico da sífilis, no Estado e as ações da Agência para vigilância, prevenção, controle e tratamento da doença.

O movimento foi criado pela Lei Nacional nº 3.430/2017, instituído no terceiro sábado de outubro de cada ano, pelo Governo do Estado de Rondônia, é tido como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório, a equipe do núcleo de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, além de realizar ações, realiza capacitações aos profissionais de saúde. “Os nossos resultados são muitos bons, inclusive existe a proposta de certificação do Estado, quanto à eliminação para HIV e sífilis. O nosso desafio maior, relacionado a este agravo, é além de tratar a gestante, conseguir tratar também o seu parceiro”, enfatizou.

CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A sífilis adquirida pode ser transmitida de uma pessoa para a outra, por meio das relações sexuais desprotegidas e a transmissão da sífilis congênita acontece da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.

“O momento é oportuno, recentemente, rebemos a certificação do Ministério da Saúde  – MS de eliminação do vírus HIV e consequentemente, as ações de prevenção que foram desenvolvidas, que ajudam também, na eliminação da sífilis. A estratégia de prevenção combinada disponível nas unidades de saúde, com acompanhamento do profissional de saúde, contribui com a redução dos índices de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis”, explicou Arlete.

Participaram do evento, representantes das três esferas governamentais e do Conselho Estadual de Saúde – CES, órgão de controle social. Este mês a Agevisa fortaleceu o trabalho dos municípios, com ações de testagens, e atividades para promoção, prevenção e vigilância, de importância para a saúde pública.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo