Governo de Rondônia
27/04/2024

DEZEMBRO VERMELHO

Reunião prepara ações para o lançamento de campanha “Dezembro Vermelho”

16 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Denise Cavalcante e Francilene Alves falaram sobre preparativos para mobilização estadual

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) promoveu na segunda-feira (13), uma reunião prévia de alinhamento com diversos órgãos públicos para a campanha Dezembro Vermelho, quando se pretende fazer uma mobilização estadual pela conscientização sobre a prevenção e o combate ao HIV/AIDS.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, “o Estado de Rondônia já trabalha em dois projetos de eliminação da transmissão vertical de HIV e de hepatites virais – aquela que se dá da mãe para o filho, durante a gestação ou amamentação – e podemos ampliar esse horizonte para um público mais adulto”.

O diretor-geral destacou a importância da comunicação eficaz para o êxito das campanhas de saúde. “Precisamos que a informação chegue lá na ponta para ter o efeito desejado”, defendeu.

A coordenadora Estadual de Monitoramento das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (IST/Aids), enfermeira Denise Cavalcante e a responsável técnica pelo Núcleo de Hepatites Virais, enfermeira Francilene Alves, após apresentarem um quadro epidemiológico dessas doenças no Estado, falaram sobre a importância da realização de testes rápidos, que são oferecidos gratuitamente nos postos de saúde sem a necessidade de agendamento, que no mês de dezembro serão priorizados e intensificados, não só nas unidades de saúde, como também de eventos durante a campanha.

DEZEMBRO VERMELHO

É uma campanha destinada para a conscientização da sociedade em geral sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do HIV/AIDS, quando são realizadas diversas ações, como palestras, debates, caminhadas e eventos culturais. O objetivo é informar a população sobre o HIV/AIDS, quebrar tabus e preconceitos e estimular as pessoas a se prevenirem contra a doença.

A reunião contou com a participação de representantes da Agevisa, além da  Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); Serviço Social do Comércio (Sesc); Hospital de Base Dr Ary Pinheiro; além de duas instituições de ensino superior.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo