16/05/2024

AÇÃO INTEGRADA

Projeto “Agevisa em Ação” promove atendimentos em saúde na zona Leste de Porto Velho

29 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Moradores da zona Leste da Capital foram atendidos em  diversas áreas da saúde

Com o objetivo de realizar eventos externos, que promovam a saúde por meio de atendimentos por profissionais da área, práticas esportivas e orientações sobre programas sociais, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) promoveu a  última edição do Projeto “Agevisa em Ação”, realizado no sábado (27), em Porto Velho. O evento foi realizado em parceria com secretarias do Governo do Estado, secretarias municipais, instituição de ensino superior e associações.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a cada edição, o Projeto “Agevisa em Ação” vem ganhando novos contornos; aumentou sua abrangência e ampliou o leque de atendimentos com a inclusão de novos parceiros. “Tivemos 215 pessoas envolvidas diretamente nos trabalhos, entre colaboradores, voluntários, acadêmicos e estagiários. A parceria com a Associação São Tiago Maior que trabalha cotidianamente, oferecendo vários tipos de atendimento social, foi exitosa”, ressaltou.

ÁREAS ATENDIDAS

Os acadêmicos e estagiários da Instituição de ensino superior foram responsáveis por quase mil atendimentos: Nutrição, com 304 procedimentos, orientações jurídicas diversas com 14 atendimentos, Estética, 50 atendimentos, Administração, 57 atendimentos; Enfermagem com 200 procedimentos; Odontologia, 61 procedimentos, Educação Física, com 152 atendimentos; Fisioterapia, 55 atendimentos, Medicina, 20 atendimentos e Biomedicina, com 40 atendimentos; totalizando 953 atendimentos.

A Coordenação de Apoio ao Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou 47 abordagens com orientações sobre prevenção de quedas e os riscos decorrentes desses acidentes, sejam domésticos ou nas ruas. A Sesau também atuou com orientações sobre condições crônicas não transmissíveis, além de aferição de pressão e teste de glicemia, com 168 procedimentos. A Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) aplicou 114 doses de vacinas diversas.

A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou 30 atendimentos de antropometria (medição de altura e peso) e orientações nutricionais. A Polícia Ambiental distribuiu 300 mudas entre espécies nativas e frutíferas; a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) doou para sorteio entre as crianças, 30 bolas e 30 chinelos. Já a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) forneceu os equipamentos de sonorização, e o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (BMRO) apresentou ações de busca e salvamento.

TRABALHOS FUNCIONAIS

A Associação Beradeiro atuou em abordagens e orientações no desenvolvimento de ações e projetos de educação, promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento das IST’s e das violências. A Justiça Federal foi responsável pelo fornecimento de água para toda a equipe de colaboradores, incluindo instituições, órgãos, e voluntários, cerca de 215 pessoas. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) participou por meio de orientações sobre a doação de medula óssea. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) atuou com orientações sobre a educação no trânsito.

A Secretaria Municipal de Esportes (Semes) disponibilizou equipe que ofereceu dinâmicas de grupo com crianças e ginástica laboral. A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) atendeu 57 pessoas, com orientações sobre a emissão de Carteira do Idoso e atualização de CadÚnico.

Texto: Valbran Junior
Fotos: Cristian Alves